0
Compartilhar
Hip-hop-favos-Colmeia-2015-Gemmadesign-05

Arte: Osvaldo Gemma

Música, dança e movimento. A quarta edição do evento COLMEIA (parceria entre Coletivo Laboral Multicultural de Experimentações e Intervenções Artísticas e o Teatro Carlos Gomes) registra um recorde de 40 inscritos no Grupo de Trabalho (GT) Hip Hop. As apresentações ocorrerão no Teatro Carlos Gomes, em Blumenau, nos dias 19 e 20 de setembro.

O Hip Hop é um movimento que abrange quatro elementos: MC, DJ, grafitti e a dança break. Todos esses movimentos serão explorados durante as apresentações nos dois dias, com entrada gratuita, possibilitando a visibilidade dos trabalhos e atividades, sendo uma troca cultural ímpar entre o público e os artistas.

Quem se dirigir ao teatro será recebido com a presença dos grafiteiros, que estarão demonstrando a originalidade de sua arte na entrada do Carlos Gomes. No sábado (19) ocorrerá a batalha de dança estilo break e no domingo (20) é a vez da batalha de freestyle, em que o MC irá criar rimas na hora, sem utilizar letra pronta. As batalhas estarão concorrendo à premiação.

Já no sábado à noite, o rapper e produtor Marrom irá ministrar uma aula de produção musical direcionada ao rap. O contexto aborda a discussão dos quatro elementos do Hip Hop e a construção do quinto, que é o conhecimento.

Dentro dessa filosofia serão proporcionados mais dois debates, o Debate Feminista: mulheres trabalhadoras – histórias e desafios atuais – proposta pela Profª. Ana Zultanski; e o debate Desconstruindo Pré-Conceitos, em que os ativistas convidados para a mesa são representantes do movimento negro, movimento LGBT, Feminista e da Marcha da Maconha. A cidade do evento, Blumenau, abriga o movimento Hip Hop há mais de dez anos, tornando-se um importante polo desse estilo. Nesta ocasião, o GT contará com 20 grupos locais, proporcionando a integração de diversos artistas de outros estados e de cidades da região como Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Jaraguá do Sul, Lages, Rio do Sul, Timbó, entre outros.

Segundo a moderadora do GT Hip Hop, Janaina Palavra Feminina, o evento é muito importante para a cultura do Hip Hop, pois muitos que vão ao COLMEIA geralmente não frequentam o local e cria-se um ambiente agradável e acessível a todos, em que não há discriminação de classe, de cor ou religião. “Como dizia o idealizador Clovis Truppel, ‘o COLMEIA somos todos nós’”, diz. Não é de se duvidar que mais uma vez o evento será um sucesso, com um ambiente cheio de energia, onde vários caminhos se cruzam, histórias são compartilhadas e a multiculturalidade acontece. A programação do evento está disponível na plataforma online issuu.com/coletivocolmeia. Acompanhe as notícias e as novidades pelo www.facebook.com/coletivocolmeia

 

Texto produzido pelo GT Jornalismo Voluntário
Acadêmicos de Jornalismo da FURB: Anna Clara Uliano, Joane Ribeiro, Luiza Cunha Andrade, Renato Luiz Becker de Britto e Tainá de Zutter Amorim.
Supervisão e orientação: professor Sandro Galarça
Jornalista responsável: Nane Pereira

GT de Dança fará seis apresentações na quarta edição do COLMEIA

Post anterior

Atrações literárias de Santa Catarina serão destaque no evento COLMEIA, em Blumenau

Próximo post

Leia também