0
Compartilhar

Serão selecionadas cinco atrações catarinenses na área de palhaçaria para compor o evento e os interessados devem enviar material até 20 de abril

Cores, arte, palhaçaria e formação. Estão abertas as inscrições para a seleção de espetáculos para compor a programação do FESPA – 1º Festival de Palhaçaria, que ocorre de 5 a 9 de junho, em Blumenau. Serão selecionadas cinco atrações catarinenses na área de palhaçaria para compor o evento e os interessados devem enviar material para https://forms.gle/aNGCKfHbHEffJCJ66 até 20 de abril. Os selecionados serão conhecidos pela rede social do projeto no dia 5 de maio.

Palhaças Marga e Margarete – anfitriãs do FESPA – Foto: Ruth Rodrigues

Segundo as artistas idealizadoras do FESPA, Ana Acácia e Natele Peter, a ideia da seleção é a de conhecer novos trabalhos que estão sendo produzidos em Santa Catarina e de fomentar e ampliar as pontes entres a linguagem proposta. “A palhaça, o palhaço, são aqueles que buscam o riso a partir do ridículo de cada um e de si mesmo. Uma figura que não pede licença ao Ser que o possui e se metamorfoseia de acordo com o tempo e o lugar que ocupa, nunca esquecendo sua história. São figuras esteticamente simples, recheadas de uma complexidade histórica, transitando entre o real, o simbólico e o imaginário. São reconhecíveis em qualquer lugar, por pessoas de qualquer idade ou classe social, e precisamos reconhecer ainda mais esses artistas catarinenses”, afirma Ana Acácia.

O 1º Festival de Palhaçaria que acontece em junho trará uma programação ampla, variada, inclusiva e descentralizada. Em Blumenau, as ações acontecerão na Secretaria de Cultura de Blumenau; na Universidade Regional de Blumenau (FURB); na praça do Teatro Carlos Gomes; na E.B.M Bilíngue Gustavo Richard; na Associação Casa São Simeão; na Rua XV de Novembro e na GreenPlace Park, além de uma ação extra na EEB. Prof. Honorio Miranda, em Gaspar. O Festival contará com três atrações convidadas e mais cinco espetáculos selecionados do estado de Santa Catarina; além de duas oficinas formativas de palhaçaria, mais um cortejo artístico pelas ruas de Blumenau, uma roda de conversa e um Cabaré de palhaçaria.

Palhaças Marga e Margarete – anfitriãs do FESPA – Foto: Ruth Rodrigues

“A realização do 1° FesPa é de imensurável importância para toda a comunidade, classe artística da cidade e consequentemente da região do vale do Itajaí, expandindo-se no estado. O constante contato com arte, essa outra forma de vermos o mundo, pode ser uma das ferramentas voltada para criação de novos hábitos e possíveis outros olhares sob a ótica do teatro/palhaçaria, tanto como ofício, criando dispositivos e espaços reais de trabalho, como para a comunidade que assiste, contempla e volta ao teatro”, complementa Natele Peter.

O projeto FesPa – Festival de Palhaçaria, é contemplado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura, executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC). Acompanhe as novidades pelo www.instagram.com/margaemargarete

SERVIÇO
Seleção de espetáculos para FesPa 1º Festival de Palhaçaria
Podem participar artistas e grupos de teatro com espetáculos de palhaçaria
Inscrições gratuitas de 1 a 20 de abril https://forms.gle/aNGCKfHbHEffJCJ66
Todos os espetáculos selecionados receberão remuneração (cachê)
Selecionados serão conhecidos pela rede social do projeto no dia 5 de maio.

FICHA TÉCNICA FESPA
Produção geral: Ana Acácia
Produção Executiva: Natele Peter
Produção cultural: Ingrid Alfonso Lucas
Produtor de espetáculo: Sid Ditrix
Produtora de espetáculo: Natalia Curioletti
Intérprete de Libras: Cynthia Philippi
Design Gráfico: Lucas Mendes
Fotografia: Ruth Rodrigues
Social media: Cia Divalhaças
Divulgação cultural/AI: Nane Pereira Comunicação e Arte.

Projeto Capoeira Ancestral chega ao bairro Fidélis em Blumenau, com aulas gratuitas à comunidade

Post anterior

Blumenau recebe 1º MOLIN – Movimento Literário para as infâncias, de 18 a 22 de abril

Próximo post

Leia também