0
Compartilhar

De maio a julho deste ano, o projeto levou apresentações gratuitas e inspirou alunos, professores e convidados das instituições

Inspiração musical nas escolas. De maio a julho, cerca de 3 mil crianças prestigiaram o projeto Concerto na Escola com a Banda Municipal de Blumenau, que levou 20 apresentações  didáticas instrumentais a escolas de cinco cidades da região do Vale do Itajaí: Blumenau, Gaspar, Indaial, Pomerode e Timbó. Todas as ações foram gratuitas e voltadas para alunos e professores das instituições. “A música eleva a alma, ocupa todos os espaços da mente e transcende o mundo das sensações corporais. A Banda Municipal de Blumenau nos provocou, instigou e seduziu com seu maravilhoso espetáculo. Que venham mais apresentações nas escolas públicas, tão carentes de manifestações artísticas. Como já dizia Milton Nascimento em uma de suas canções: ‘Todo artista tem de ir aonde o povo está’”, afirma a coordenadora da Escola Municipal Dr. Wunderwald de Pomerode, Heike Zimmer.

O diretor da EEBM Prof Vidal Ferreira, Dênis Sell, celebra que a escola foi uma das contempladas para receber o projeto. “Foi magnífico! Além das crianças interagirem com as músicas que foram apresentadas e que eram conhecidas por elas, aconteceu o aprendizado sobre cada instrumento musical, sua história e suas funções. Ações como essas são importantes para a cultura e o conhecimento de todos! Obrigado à Banda Municipal de Blumenau por este momento”, diz Sell.  

Concerto na Escola com a Banda Municipal de Blumenau – Foto: Carla Simas

“Foi muito gratificante recebermos o Concerto da Banda Municipal de Blumenau na escola, os alunos ficaram encantados. Ações como esta possibilitam os estudantes terem oportunidade de conhecer os instrumentos musicais, estimulando-os a desenvolverem o interesse pela arte musical, despertando assim novos talentos”, acrescenta a assessora de direção da Escola Bruno Hoeltgebaum, Adriana Nair da Silva de Carvalho.

As escolas contempladas foram (em ordem de apresentações): EBM Quintino Bocaiúva (Blumenau), EM Wulderwald (Pomerode), Colégio Municipal de Indaial (Indaial), EMB Lauro Muller (Blumenau), EEB Presidente Prudente de Morais (Pomerode), EBM Encano Baixo Rudolfo Alfarth (Indaial), EEB Bruno Hoeltgebaum (Blumenau), EBM Arapongas (Indaial), EBM Prof. Vidal Ferreira (Pomerode), EB Ivo de Aquino (Gaspar), EBM Conselheiro Mafra (Blumenau), EEB Frei Policarpo (Gaspar), EM Prof. Nestor Margarida (Timbó), EEBM Curt Brandes (Pomerode), EEB Julio Scheidemantel (Timbó), EM Erwin Prade (Timbó), EEB Belchior (Gaspar), EEF Prefeito Marcus Rauh (Indaial), EEF Clara Donner (Timbó) e EEB Marina Vieira Leal (Gaspar).

Concerto na Escola com a Banda Municipal de Blumenau – Foto: Carla Simas

“A visita da Banda tornou o dia inesquecível. O que era pra ser um fechamento de semana como qualquer outro, foi uma tarde de movimento, de alegrias e surpresa a cada introdução das músicas que iniciavam. A Direção, Professores e Alunos da Escola Básica Municipal Rudolfo Alfarth agradecem o município de Blumenau pela oportunidade do contato com a Arte e a Cultura e que ficará para sempre em nossas memórias”, comemora a pedagoga Roseli Schure Neumann.

A diretora da EBM Quintino Bocaiúva, de Blumenau, Rosana Luvizotto Lessa, emocionada, comenta que escutou um aluno dizer na apresentação:”- Hoje me senti voando, escutando essas músicas”.

A Banda Municipal de Blumenau iniciou as atividades em 21 de março de 1962, com a finalidade de difundir a música por meio de concertos didáticos e apresentações em todo o Estado de Santa Catarina e em locais públicos da cidade de Blumenau. Atualmente é composta por 22 integrantes e possui três Formações: Formação de Rua, Big Band Show e Banda Noel. O maestro responsável pela Banda há 14 anos é João Carlos Cunico, ele atuou também como contramestre, arranjador e chefe de bancada.  

Concerto na Escola com a Banda Municipal de Blumenau – Foto: Carla Simas

O projeto “Concerto na Escola com a Banda Municipal de Blumenau”, PRONAC nº 182132, é aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura (Rouanet) e conta com Patrocínio Master da Dicave; Patrocínio de Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Gotemburgo, Hennings, Smierveda e Texneo; Apoio de Breitkopf Caminhões e Breitkopf Consórcio. Acompanhe as novidades pelo www.instagram.com/bandamunicipaldeblumenau

1º Encontro de Improviso de Blumenau traz conversa online sobre projeto de websérie internacional, neste domingo, 3 de julho

Post anterior

Artistas Natália Curioletti e Mauricio Huber encantam cerca de 300 crianças em apresentação de obra de literatura infantil em escolas de Blumenau

Próximo post

Leia também