0
Compartilhar

A mesa de bate-papo do 128 Bit Reality, uma produção de Aline Bourseau, com direção de Frank Totino, ocorre às 16h pela plataforma Zoom

Artes cênicas em pauta. Neste domingo, dia 3 de julho, o 1º Encontro de Improviso de Blumenau, encerra a série de ações online do projeto com uma mesa de bate-papo sobre a websérie 128 Bit Reality, uma produção da atriz Aline Bourseau (Cia de Teatro Contemporâneo), com direção de Frank Totino. O bate-papo ocorre às 16h pela plataforma Zoom https://us06web.zoom.us/j/89991187349 é gratuito e voltado a estudantes e profissionais de artes cênicas e artes em geral e à toda comunidade interessada pelo tema.

“O 128 Bit Reality é um projeto internacional de audiovisual de uma websérie que se encontra em construção, iniciado em agosto de 2020 em plena pandemia. O projeto conta 11 atores de diversos países e cidades do mundo, entre França, Peru e Brasil, assim como por cidades brasileiras distantes, como Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e um diretor no Canadá”, afirma a atriz Aline Bourseau. “A dramaturgia foi desenvolvida utilizando a metodologia e técnica da Improvisação, onde a história foi sendo descoberta ao mesmo tempo que realizada”, acrescenta.

O enredo da 128 Bit Reality conta a História de Lucy, que é a roteirista da história. Ela chefia um grupo de pessoas que trabalham para criar um programa de entretenimento virtual. Tal programa foi originalmente projetado para fornecer um senso de conexão às pessoas que são forçadas a ficar em casa continuamente. As questões começam a aparecer quando Lucy começa a analisar suas próprias escolhas, se estas também não seriam inventadas pela tecnologia IA (inteligência artificial), ou se as pessoas com quem ela trabalha on-line, mas nunca conheceu na realidade física, também poderiam ter sido inventadas por ela mesma e pela IA.

Registro Oficina Catch Impro – Projeto 1° Encontro de Improviso de Blumenau – Foto: Divulgação

A mesa de bate-papo faz parte do projeto 1° Encontro de Improviso de Blumenau, de Ester Graf, patrocinado pelo Prêmio Herbert Holetz, do Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau. Desde o dia 6 de junho, o projeto trouxe uma série de ações online e de formação voltado aos profissionais das artes cênicas. Entre os destaques do projeto, teve roda de conversa com a atriz e diretora teatral, mestra em Teatro, Pita Belli; e oficina com o ator, improvisador, diretor teatral e professor, José Luiz Saldaña.

Registro Oficina Rapsódia – Projeto 1° Encontro de Improviso de Blumenau – Foto: Divulgação

“Participar do Encontro acabou sendo muito gratificante como professor, pois me encontrei com muita gente disciplinada e talentosa disposta a aprender. Além disso, fiquei muito feliz em saber que a rede de improvisadores e improvisadoras brasileiros segue crescendo, pois continuam gerando espaços coletivos para seguir aprendendo e seguir se especializando na técnica da impro”, diz José Luiz Saldaña. “Este tipo de iniciativa, tanto presenciais como virtuais, fomentam o crescimento técnico não somente dos alunos e alunas, senão que garantem que esse tipo de linguagem artística continue se desenvolvendo em todo o Brasil para benefício do público, que se encontrará com improvisadoras e improvisadores dotados de maiores ferramentas e experiência para exercer a impro”, complementa Saldaña.

Registro Roda de Conversa – Pita e Mauro – Projeto 1° Encontro de Improviso de Blumenau – Foto: Divulgação

“Falar de improvisação no teatro é falar do tempo presente. Do presente da criação, da atuação, da dramaturgia, da relação com a plateia. Aliás, a improvisação é vida no teatro, desde as formas totalmente improvisadas àquelas com o máximo de formalização, é ela que confere frescor e movimento às encenações. Dessa maneira, não poderia deixar de enaltecer o 1º. Encontro de Improviso de Blumenau, não só pela competência com que foi realizado, mas também pela atmosfera de afeto que foi criada, oportunizando aprendizados importantes aos fazedores de teatro e experiências riquíssimas aos espectadores. Parabéns à equipe!”, celebra Pita Belli.

SERVIÇO
MESA DE BATE-PAPO: sobre o processo do projeto “128 bit reality”, uma produção de Aline Bourseau, com direção de Frank Totino
Dia 3 de julho, às 16h (BR) às 13h (CA)
Pela plataforma Zoom https://us06web.zoom.us/j/89991187349 – link disponível também pelo www.instagram.com/pinoiaimpro
Classificação livre.

Projeto Histórias Fora da Caixa encanta alunos em circulação por escolas de oito municípios de Santa Catarina

Post anterior

Cerca de 3 mil crianças de escolas do Vale do Itajaí prestigiam projeto de Concertos Didáticos da Banda Municipal de Blumenau

Próximo post

Leia também