0
Compartilhar

Literatura infantil nas escolas. Entre junho e julho, a artista Natália Curioletti apresentou, em formato de roda de contação de história e mediação lúdica, o livro Possibilidades, em sete escolas de Blumenau. A obra é a primeira produzida pelo casal Natália Curioletti e Mauricio Huber voltada ao público infantil. As ações nas escolas foram gratuitas e voltadas para alunos das instituições contempladas: EBM Conselheiro Mafra; EEB Emílio Baumgart; EEP Pedro II; EEB Santos Dumont; EEB Bruno Hoeltengebaum; EEB Cel Pedro Christiano Feddersen, e EIM Willy Müller. Cerca de 300 crianças foram contempladas pela ação e receberam gratuitamente um livro.

Apresentação do Livro Possibilidades na Escola Santos Dumont – Foto: Soila Freese

“Experiências como essas são enriquecedoras para o desenvolvimento das crianças. Aprender através da arte, de forma lúdica é muito mais prazeroso e significativo. O desenvolvimento desses projetos na escola, com certeza contribuem para a formação integral dos alunos”, afirma Andréia Jacobs, assistente técnico pedagógica da EEB Santos Dumont.

Para a coordenadora da E. E. B. Bruno Hoeltgebaum, Adriana Nair da Silva de Carvalho, ações como a do projeto Possibilidades despertam curiosidade. “Foi fantástico receber a Natália com a leitura do livro Possibilidades. A história envolveu os alunos, despertando neles curiosidade e imaginação. Todos participaram e adoraram a história e cada um recebeu um exemplar que com certeza vai estimular à leitura”, diz.

Apresentação do Livro Possibilidades na EEB Bruno Hoeltengebaum – Foto: Soila Freese

O texto do livro Possibilidades é de Natália Curioletti, as ilustrações são de Mauricio Huber, o projeto gráfico é de Lanznaster Design e a coordenação editorial é de Soila Freese. “O livro trata da capacidade de olhar, ver e imaginar. A imaginação e o jogo lúdico são encantadores nas crianças e na arte. Mauricio e eu sempre nos divertimos e nos emocionamos com os retornos das crianças quando ouvem as contações de histórias, quando vêem os espetáculos de teatro ou quando apreciam as pinturas e desenhos. Nos interessa o modo como elas expressam o que sentiram através das experiências estéticas”, explica Natália Curioletti.

Apresentação do Livro Possibilidades na Escola Emílio Baungarten – Foto: Soila Freese

“Penso que esses movimentos na escola resgatam a imaginação da criança e o riso espontâneo deles depois de dois anos afastados de tudo por conta da pandemia”, acrescenta a coordenadora pedagógica da escola EEB Emílio Baumgart, Renata Linhares dos Santos.

O projeto Possibilidades é realizado pela Old Friends Art Studio Ltda e é contemplado pelo 2º Prêmio Herbert Holetz, do Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau, edital 004/2019. Acompanhe pelo www.instagram.com/natalia.curioletti

Cerca de 3 mil crianças de escolas do Vale do Itajaí prestigiam projeto de Concertos Didáticos da Banda Municipal de Blumenau

Post anterior

Peça de teatro Aquelas Que Moram Nela faz sucesso em apresentações em escolas de Blumenau e Indaial

Próximo post

Leia também