O palco, uma escola de chão de barro; o enredo um sentimento, memórias; um coração de menina repleto de saudade. De março a julho deste ano, cerca de 1.400 alunos de escolas municipais da rede pública de ensino e instituições de Indaial receberam a Circulação do Espetáculo Um Dia, do Coletivo Delas. Com direção da atriz e produtora cultural, Su Junkes, atuação de Thaís Weingärtner, e mediação da roda de conversa após cada ação com a escritora Caroline Carvalho, no total foram 16 apresentações gratuitas e com acessibilidade em LIBRAS, adaptadas para pessoas neuro-diversas e/ou cegas. As apresentações que circularam pela EBM Professora Maria da Graça dos Santos Salai, EBM Tancredo de Almeida Neves; EBM Professora Maria Helena Trentini Machado, EBM Arapongas, EJA Indaial; EBM Juvenal Carvalho, EBM Professor Mario Bonessi, Galpão das Artes da Fundação Indaialense de Cultura (FIC); e a EBM Encano Baixo Rudolfo Alfarth, agradaram não só os alunos, como também os professores e os responsáveis pelas entidades.
“O exercício de ficar em silêncio para observar as cenas desenvolvidas na história contribui para que nossos alunos possam desenvolver a escuta atenta e consiga se conectar com a peça. Os projetos viabilizados por políticas públicas possibilitam que os alunos tenham acesso cultural no ambiente escolar, já que muitos só têm acesso a eventos culturais na escola”, afirma a diretora da EBM Juvenal Carvalho, Eveli Preilipper de Jesus. “A experiência de receber o espetáculo foi impactante! A tristeza da saudade da infância e a perda da mãe, mencionaram outras perdas, os sentimentos expressados na peça tocaram muito os alunos. Para os professores, ver essa reação também foi forte. A dor e a agonia da saudade foi o que mais sentimos, porque pudemos compreender que é a vida de todos nós expressa no silêncio, um grito de dor, o drama humano”, reflete Eveli.
“Para a escola, esses projetos oportunizam o contato dos estudantes com a arte e a cultura, em um formato que não estão acostumados que é interpretar uma linguagem que mostra a vida com ela é, mas, não escrita, e, sim, em cenas que ilustram sentimentos, momentos que deixaram saudades, e que são muito importantes, porque ensinam coisas que vão além das matérias, que despertam a consciência”, declara a professora de Língua Portuguesa da EBM Professor Mario Bonessi, Edite Socoloski Fey.
“Levar o teatro para a escola é semear a cultura do olhar, da escuta e do encontro. O Espetáculo Um Dia nasce dessa missão: criar espaços onde o público não só assiste, mas vive a arte, despertando emoções e reflexões que transformam a forma de ver a si mesmo e ao outro. É na troca entre palco e plateia que construímos humanidade”, conclui a produtora cultural Su Junkes.
O projeto de circulação do espetáculo Um Dia, Circulação, da proponente Thais Weingartner, é viabilizado com recursos da Aldir Blanc de Fomento à Cultura – PNAB, Ed 2024, Lei No 14.399/2022. Acompanhe as novidades pelo www.instagram.com/col.delas
FICHA TÉCNICA DO PROJETO
Produção: Su Junkes Artista e Produtora cultural
Direção: Su Junkes
Atuação: Thaís Weingärtner
Intérprete de Libras: Cynthia Philippi
Fotografia: Jennifer Savi
Medicação de espetáculo: Caroline Carvalho
Realização: Coletivo Delas.