0
Compartilhar

Literatura infantil em destaque. Neste mês, entidades de Gaspar e Ilhota recebem o Projeto Conversa(ação) Literária, coordenado pela Doutora em Educação, Maria Laura Pozzobon Spengler. As mediações literárias serão realizadas pelas autoras catarinenses Ana Paula de Abreu e Caroline Carvalho. As ações ocorrem no dia 24 de outubro, na Escola Municipal Alberto Schmitt, em Ilhota, e no dia 27 de outubro, na Biblioteca Pública Municipal Dom Daniel Hostin e no CDI Vovó Lica, em Gaspar. Todas as atividades são gratuitas, com tradução em LIBRAS, e voltadas a alunos e professores da rede pública das cidades atendidas pelo projeto. Uma ação conta com audiodescrição (AD).

Autora Caroline Carvalho – Foto: Sabrina Marthendal

“A literatura para crianças produzida nos últimos anos em Santa Catarina tem se destacado no cenário local e nacional, percebe-se uma preocupação dos autores e autoras em contribuir qualitativamente para essa produção, com a publicação de títulos que ampliam as composições estéticas literárias”, pontua a coordenadora geral do projeto e Doutora em Educação, Maria Laura Pozzobon Spengler. “Ao trazer para o público leitor, livros com texto verbal e imagético, com qualidade estética, design e materialidades diversas, possibilitamos que as crianças leitoras acessem o conhecimento sobre si e sobre o mundo a partir de diferentes pontos de vista”, complementa Maria Laura.

Mediações literárias – Foto: Sabrina Marthendal

As ações ainda preveem a distribuição gratuita de obras das autoras que integram a proposta para somar ao acervo das bibliotecas das escolas atendidas pelo projeto. “Promover o encontro e a conversa sobre o literário é um modo de possibilitar o alargamento da vivência cultural”, acrescenta a produtora cultural Deda Silveira.

Proposta executada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc. Acompanhe as novidades pelo www.instagram.com/entreaspas.educultura

Autora Ana Paula de Abreu – Foto: Sabrina Marthendal

AUTORAS CONVIDADAS
Ana Paula de Abreu é escritora blumenauense com dezenas de livros publicados. Atua com mediação de leitura em escolas, ONGs e outras instituições e ministra palestras, workshops e oficinas abordando o tema da Literatura Infantil para alunos e professores e com assessoria para escrita e desenvolvimento de livros infantis. Sócia-proprietária da Flow Desenvolvimento Humano e da Entrelaços Editora de Livros e Treinamentos, é também conselheira suplente da Setorial de Literatura, Biblioteca e Livro de Blumenau (Gestão 2023-2025). Idealizadora junto da Deda Produções do Movimento Literário para as Infâncias (MOLIN), com duas edições realizadas.

Autora Caroline Carvalho – Foto: Sabrina Marthendal

Caroline Carvalho é atriz, escritora e mãe de dois meninos gêmeos. É graduada em Teatro, Mestre em Educação e Doutoranda em Educação na UFPR. Pesquisa o teatro para a infância e o teatro para bebês. Na literatura tem alguns títulos de literatura para a infância publicados, “Liz Viu o Mundo”, “Catarina tem uma Prima”, “A mãe que voava” e “Passarinhos”, pelas Editoras Biruta e Aletria. Seus últimos livros publicados são “Vento” e “ Chuva”, de literatura para bebês. Sua obra “Passarinhos”, possui o selo “Amigos da Dislexia”, foi contemplado com o selo Cátedra 10 UNESCO de Leitura em 2021, e ficou como finalista do prêmio AEILIJ 2020 no segmento Texto Literário Infantil, e foi contemplado com o Selo Altamente Recomendável da FNLIJ. É professora da Universidade Regional de Blumenau (FURB), onde ministra as disciplinas de Metodologia do Ensino do Teatro e da Arte e Estágios.

SERVIÇO
Projeto Conversa(ação) Literária
Mediações literárias com as autoras Ana Paula de Abreu e Caroline Carvalho, em Gaspar e Ilhota
Dia 24 de outubro, às 8h30 (sessão AD) e às 14h, na Escola Municipal Alberto Schmitt (Estr. Geral Baú Central, 5873, Ilhota)
Dia 27 de outubro
Às 8h30 e às 14h, na Biblioteca Pública Municipal Dom Daniel Hostin (R. Cel. Aristiliano Ramos, 453, Centro, Gaspar)
Às 10h30 e às 16h, no CDI Vovó Lica (Rua Antônio Zendron, 275, Margem Esquerda, Gaspar)
Todas as atividades são gratuitas,  com tradução em LIBRAS, e voltadas a alunos e professores da rede pública das cidades atendidas pelo projeto. Uma ação conta com audiodescrição (AD).

FICHA TÉCNICA DO PROJETO
Mediação (autoras): Ana Paula de Abreu e Caroline Carvalho
Coordenação geral: Maria Laura Pozzobon Spengler
Produção executiva: Deda Silveira
Tradução em LIBRAS: CML – Comunicação e Mentoria em Libras
Audiodescrição (AD): Voz da Visão.

Projeto Groove Urbano traz concerto com Felipe Coelho e banda no dia 29 de outubro, na Praça do Rotary, em Blumenau

Post anterior

FURB recebe exibição da videoarte O Tempo: Ecos e Rupturas, do artista Nassau de Souza, no dia 3 de novembro, em Blumenau

Próximo post

Leia também