Literatura infantil em destaque. Neste mês, entidades de Gaspar e Ilhota recebem o Projeto Conversa(ação) Literária, coordenado pela Doutora em Educação, Maria Laura Pozzobon Spengler. As mediações literárias serão realizadas pelas autoras catarinenses Ana Paula de Abreu e Caroline Carvalho. As ações ocorrem no dia 24 de outubro, na Escola Municipal Alberto Schmitt, em Ilhota, e no dia 27 de outubro, na Biblioteca Pública Municipal Dom Daniel Hostin e no CDI Vovó Lica, em Gaspar. Todas as atividades são gratuitas, com tradução em LIBRAS, e voltadas a alunos e professores da rede pública das cidades atendidas pelo projeto. Uma ação conta com audiodescrição (AD).
“A literatura para crianças produzida nos últimos anos em Santa Catarina tem se destacado no cenário local e nacional, percebe-se uma preocupação dos autores e autoras em contribuir qualitativamente para essa produção, com a publicação de títulos que ampliam as composições estéticas literárias”, pontua a coordenadora geral do projeto e Doutora em Educação, Maria Laura Pozzobon Spengler. “Ao trazer para o público leitor, livros com texto verbal e imagético, com qualidade estética, design e materialidades diversas, possibilitamos que as crianças leitoras acessem o conhecimento sobre si e sobre o mundo a partir de diferentes pontos de vista”, complementa Maria Laura.
As ações ainda preveem a distribuição gratuita de obras das autoras que integram a proposta para somar ao acervo das bibliotecas das escolas atendidas pelo projeto. “Promover o encontro e a conversa sobre o literário é um modo de possibilitar o alargamento da vivência cultural”, acrescenta a produtora cultural Deda Silveira.
Proposta executada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc. Acompanhe as novidades pelo www.instagram.com/entreaspas.educultura
AUTORAS CONVIDADAS
Ana Paula de Abreu é escritora blumenauense com dezenas de livros publicados. Atua com mediação de leitura em escolas, ONGs e outras instituições e ministra palestras, workshops e oficinas abordando o tema da Literatura Infantil para alunos e professores e com assessoria para escrita e desenvolvimento de livros infantis. Sócia-proprietária da Flow Desenvolvimento Humano e da Entrelaços Editora de Livros e Treinamentos, é também conselheira suplente da Setorial de Literatura, Biblioteca e Livro de Blumenau (Gestão 2023-2025). Idealizadora junto da Deda Produções do Movimento Literário para as Infâncias (MOLIN), com duas edições realizadas.
Caroline Carvalho é atriz, escritora e mãe de dois meninos gêmeos. É graduada em Teatro, Mestre em Educação e Doutoranda em Educação na UFPR. Pesquisa o teatro para a infância e o teatro para bebês. Na literatura tem alguns títulos de literatura para a infância publicados, “Liz Viu o Mundo”, “Catarina tem uma Prima”, “A mãe que voava” e “Passarinhos”, pelas Editoras Biruta e Aletria. Seus últimos livros publicados são “Vento” e “ Chuva”, de literatura para bebês. Sua obra “Passarinhos”, possui o selo “Amigos da Dislexia”, foi contemplado com o selo Cátedra 10 UNESCO de Leitura em 2021, e ficou como finalista do prêmio AEILIJ 2020 no segmento Texto Literário Infantil, e foi contemplado com o Selo Altamente Recomendável da FNLIJ. É professora da Universidade Regional de Blumenau (FURB), onde ministra as disciplinas de Metodologia do Ensino do Teatro e da Arte e Estágios.
SERVIÇO
Projeto Conversa(ação) Literária
Mediações literárias com as autoras Ana Paula de Abreu e Caroline Carvalho, em Gaspar e Ilhota
Dia 24 de outubro, às 8h30 (sessão AD) e às 14h, na Escola Municipal Alberto Schmitt (Estr. Geral Baú Central, 5873, Ilhota)
Dia 27 de outubro
Às 8h30 e às 14h, na Biblioteca Pública Municipal Dom Daniel Hostin (R. Cel. Aristiliano Ramos, 453, Centro, Gaspar)
Às 10h30 e às 16h, no CDI Vovó Lica (Rua Antônio Zendron, 275, Margem Esquerda, Gaspar)
Todas as atividades são gratuitas, com tradução em LIBRAS, e voltadas a alunos e professores da rede pública das cidades atendidas pelo projeto. Uma ação conta com audiodescrição (AD).
FICHA TÉCNICA DO PROJETO
Mediação (autoras): Ana Paula de Abreu e Caroline Carvalho
Coordenação geral: Maria Laura Pozzobon Spengler
Produção executiva: Deda Silveira
Tradução em LIBRAS: CML – Comunicação e Mentoria em Libras
Audiodescrição (AD): Voz da Visão.















