0
Compartilhar
Artesanato-favos-Colmeia-2015-Gemmadesign-06

Arte: Osvaldo Gemma

O evento ocorre nos dias 19 e20 de setembro, no Teatro Carlos Gomes, em Blumenau

O Grupo de Trabalho (GT) de Artesanato está presente no evento COLMEIA desde a segunda edição. Em 2015, reunirá cinco profissionais que mostrarão suas criações para o público. O Teatro Carlos Gomes abrirá as portas para a quarta edição do evento nos dias 19 de 20 de setembro, trazendo 216 atrações para a comunidade de Blumenau e região.

Os artesãos são selecionados para expor suas artes no COLMEIA por meio de inscrições antecipadas. O artesanato é um trabalho manual que exige muito carinho e dedicação por parte de quem faz e o Coletivo é um meio de reunir os amantes dessa arte e oferecer um espaço de socialização, mostrando que a indústria não consegue substituir esse trabalho individual, artístico e único, produzido por cada artesão. É justamente esta filosofia que une o grupo: a paixão pelo trabalho detalhado e minucioso, em que os artistas têm mais força e ganham mais destaque quando produzem e trabalham juntos.

O GT de Artesanato nunca foi o mesmo, visto que a cada edição apresentou novos artistas e criações diferentes. Porém, sempre teve os olhos voltados aos artistas de rua, que produzem manual e individualmente suas artes. Nesta edição, Desirée Nogueira, unindo a arte à costura, apresenta seus chapéus inspirados nos anos 70. Jota Martins traz sons inusitados de seus didges, buscando trazer leveza à vida. José Matos participa de três grupos, mas para o artesanato ele apresenta esculturas em fio de alumínio e mandalas. O fotógrafo não profissional Laureano Vicenti procura mostrar o corriqueiro em suas fotografias simples. E Natele Petersen faz seu trabalho em miçangas, baseado na arte indígena, arte nagô e tecimento ancestral.

Esses artesãos e o coletivo têm o objetivo de mostrar que a arte blumenauense vai muito além da cultura alemã. Voltar os olhos da comunidade para essa arte simples e muitas vezes marginal é o principal valor partilhado pelo grupo.

A programação do evento está disponível na plataforma online issuu.com/coletivocolmeia. Acompanhe as notícias e as novidades pelo www.facebook.com/coletivocolmeia

 

Texto produzido pelo GT Jornalismo Voluntário
Acadêmicos de Jornalismo da FURB:  Julia Bailer Reinert.
Supervisão e orientação: professor Sandro Galarça
Jornalista responsável: Nane Pereira

Espetáculo “Beija-me como nos livros” chega a Rio do Sul

Post anterior

Grupo de Trabalho de Artes Cênicas confirma presença em massa na 4ª edição do COLMEIA

Próximo post

Leia também