Com apresentação de minidocumentário, e exposição fotográfica de imagens produzidas por pessoas com deficiência visual da ACEVALI, todas as ações são gratuitas e voltadas para as instituições contempladas, convidados e público geral
Filmagem, fotografia, toque, arte, som e memória afetiva em destaque. De novembro a dezembro, Blumenau recebe minidocumentário e exposições do projeto Fotografia Inclusiva: O Olhar Como Expressão Criativa, da publicitária e fotógrafa blumenauense Helô Bèckhauser. A ação faz parte da oficina de fotografia que Helô ministra neste mês de outubro aos integrantes da Associação de Cegos do Vale do Itajaí (ACEVALI). Os resultados das fotos realizadas por pessoas com deficiência visual, juntamente com apresentação de minidocumentário (acesso por meio de QR Code) produzido durante a oficina, estarão à mostra de 6 a 20 de novembro, na ACEVALI, no bairro da Velha; e de 24 de novembro a 8 de dezembro, no CEI Emília Piske, no bairro Fortaleza Alta. Todas as ações são gratuitas, contam com QR code e audiodescrição (AD) e voltadas para as instituições contempladas, convidados e público geral.
Segundo a produtora cultural Jane Liesenberg, o projeto surgiu a partir das trocas de experiências de Helô com os associados da ACEVALI, onde a fotógrafa presta trabalho voluntário. A produção das imagens e do minidocumentário se darão durante a realização da oficina, onde o enfoque é de proporcionar a prática fotográfica com um “olhar do coração”, na vivência, no sentir a arte. “O desafio é gerar uma inclusão lúdica, despertando o interesse e a sensibilidade para situações cotidianas, ambientes ou objetos que antes passariam despercebidos pelos alunos da oficina”, discorre Jane.
“Meu trabalho e experiências de vida me permitiram conhecer pessoas incríveis, e muitas dessas pessoas me mostraram que quando há a vontade de fazer algo, não há limitação. Diante disso, tive o desejo de trazer esse projeto fotográfico para junto de pessoas com deficiência visual. Para experimentarem a fotografia como expressão através de outros sentidos, sensações e experiências”, acrescenta a fotógrafa e proponente do projeto, Helô Bèckhauser.
“O projeto tem a intenção de promover a expressão artística e a inclusão de deficientes visuais por meio da arte fotográfica ao ensinar pessoas com deficiência visual noções básicas de fotografia com câmeras instantâneas e digitais. Onde trabalho a percepção do espaço, do movimento, da luz e do som para possibilitar a criação de suas próprias fotografias e demonstrar o seu olhar criativo ao associado. Disseminar conhecimento técnico sobre a câmera é uma forma de demonstrar que as artes têm várias possibilidades e com isso desenvolver habilidades e a criatividade de pessoas com deficiência visual, e de elevar a autoestima deles tambem”, conclui Helô. “A ideia central da exposição é que a fotografia seja um encontro entre o toque, o som, a memória e o desejo de expressar aquilo que está sentindo no momento”, celebra a fotógrafa e publicitária.
HELÔ BÈCKHAUSER
É formada em Publicidade e Propaganda e Pós-Graduada em Cinema e Linguagem Audiovisual, e em Marketing e Branding. Possui também certificação em cursos livres, como: fotografia, audiovisual, design gráfico, copywriting, branding, marketing, entre outras especializações na área da comunicação e marketing. Atualmente também faz pesquisas sobre identidade cultural e brasilidade. Trabalha na área criativa há mais de 15 anos, produzindo arte gráfica, escrevendo textos, desenvolvendo roteiros, fotografando, capturando e editando vídeos. Já trabalhou também em setores de Marketing e agências de comunicação desenvolvendo layout de materiais on e offline, diagramação, redação, redes sociais, fotografia e vídeo. Presta consultoria de Branding, Marketing e Comunicação. Atualmente é proprietária da Gingô, agência de criação de conteúdo cultural, onde publica conteúdos independentes, buscando a divulgação e enaltecimento de assuntos culturais.
O projeto cultural “Fotografia Inclusiva: O Olhar Como Expressão Criativa” é aprovado pelo Edital de Chamamento Público SMC Nº 05/2024, LPG Blumenau. Acompanhe as novidades pelo www.instagram.com/helobeckhauser
SERVIÇO
Exposição Fotografia Inclusiva: O Olhar Como Expressão Criativa
De 6 a 20 de novembro, das 8h30 às 11h30min e das 13h às 16h30min
Na Associação de Cegos do Vale do Itajaí – ACEVALI (R. Londrina, 30, bairro Velha, Blumenau)
De 24 de novembro a 8 de dezembro, das 8h às 17h
Local: CEI Emília Piske (R. Hermann Piske, 250, bairro Fortaleza Alta, Blumenau)
Todas as ações são gratuitas e voltadas para as instituições contempladas, convidados e público geral.
















