0
Compartilhar

Café e boas histórias para contar. Neste domingo, dia 25 de setembro, a equipe do documentário “Blumenau(ta): a cidade começa pelo rio” promove um encontro-café no Clube Náutico América, em Blumenau. O evento ocorre às 9h30, com entrada gratuita, e é aberto a toda comunidade. Esta ação faz parte da etapa de pesquisa do documentário e de uma chamada pública de registros e memórias de moradores da cidade sobre histórias, curiosidades, e a prática do remo que aconteceram às margens do Rio Itajaí-Açu. Além do encontro no domingo, a comunidade pode contribuir com informações pelo formulário http://bit.ly/blumenauta até o dia 9 de outubro.

“A equipe irá receber os participantes com um café da manhã, e em seguida será feita uma roda de conversa onde cada participante poderá compartilhar suas memórias sobre o tema. A proposta do encontro é encontrar boas histórias para serem parte do documentário em vídeo posteriormente”, afirma a coordenadora geral do projeto, a arquiteta Amanda Tiedt.

Remo no Rio Itajaí-Açu em Blumenau – Foto: Acervo Arquivo Histórico José Ferreira da Silva

O documentário “Blumenau(ta): a cidade começa pelo rio” irá mostrar a cidade de Blumenau, em Santa Catarina, a partir do Rio Itajaí-Açú e contar um recorte da história do Clube Náutico América em um filme de aproximadamente 40 minutos. A história da fundação da Blumenau e do Clube de Remo se misturam por compartilharem o mesmo espaço físico: a curva do rio – onde funcionou o primeiro porto fluvial de Blumenau e hoje está localizado o esqueleto do Edifício América e também o centro de treinamento do clube. O projeto conta com chamada pública de memórias dos blumenauenses, pesquisa para fundamentar o conteúdo do documentário, e entrevistas com atletas, arquitetos, urbanistas e cidadãos blumenauenses envolvidos com a história da cidade. O documentário vai abordar três temas gerais: o rio, o remo e a cidade/arquitetura.

Grupo de remadores no Clube Náutico América – Acervo pessoal de Amanda Tiedt

O Projeto “Blumenau(ta): a cidade começa pelo rio” é da proponente Amanda Persuhn Tiedt, e é patrocinado pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau, contemplado no Prêmio Herbert Holetz. Acompanhe as notícias e novidades pelo www.instagram.com/blumenauta

ENCONTRO PRESENCIAL
Documentário “Blumenau(ta): a cidade começa pelo rio”
Dia 25 de setembro, às 9h30
Café-encontro para compartilhar memórias do remo blumenauense e da curva do Rio mais famoso da cidade
No Clube Náutico América (R. XV de Novembro, 74, Centro, em Blumenau/SC)
Entrada gratuita.

CHAMADA PÚBLICA
Documentário “Blumenau(ta): a cidade começa pelo rio”
Para participar, basta preencher gratuitamente o formulário http://bit.ly/blumenauta
Mais informações pelo blumenautaa@gmail.com
O formulário estará disponível até dia 9 de outubro.

Trilha Filmes leva websérie sobre a Rua XV de Novembro para cerca de 600 alunos da rede pública de ensino em Blumenau

Post anterior

Grupo Folclórico Badenfurt se apresenta na Rota de Lazer, em Blumenau, neste domingo

Próximo post

Leia também