0
Compartilhar

O espetáculo infantil, apresentado pela atriz Natele Peter, é voltado a jovens e crianças (de 6 e 10 anos) e é contemplado pelo Prêmio Herbert Holetz, do Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau

Arte de aquecer o coração e a mente. Entre junho e julho, seis escolas de Blumenau e uma escola de Indaial receberam gratuitamente o espetáculo Aquelas Que Moram Nela, peça de teatro infantil que fala sobre ancestralidades em um monólogo apresentado pela atriz Natele Peter. Em julho, uma apresentação para o público em geral também foi realizada na Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais de Blumenau. No total, cerca de 1600 pessoas, entre alunos e público geral, prestigiaram as ações.

As escolas contempladas foram EBM Conselheiro Mafra, EEB Emílio Baumgart, EEB Hermann Hamann, EEB Santos Dumont, EEB Bruno Hoeltgebaum, EEB Prof Aurea Perpetua Gomes, de Blumenau, e EBM Encano Baixo Rudolfo Alfarth, de Indaial. Nesta última, a apresentação foi aberta à comunidade.

Apresentação na EEB Prof Aurea Perpetua Gomes – Foto: Soila Freese

“A peça  teatral Aquelas que Moram Nela trouxe um momento de reflexão sobre os costumes e tradições das culturas negras, bem como os brinquedos feitos artesanalmente passando de gerações. Outro ponto a ser refletido são as mudanças na fase infantil e a coragem para enfrentar os novos caminhos, como é o caso da menina que mudou de endereço e tinha medo de não gostar da nova escola e estava triste por ficar longe da avó e não escutar mais as histórias incríveis que ela contava. E por fim, fez entender que é muito bom fazer novas amizades, e que precisamos ter coragem para encarar os desafios da vida”, reflete a diretora da EEB Prof Aurea Perpetua Gomes, Marlise Jost Pereira. “Podemos afirmar que foi um momento diferente, pois o cenário colorido, a atuação da artista e todo o efeito sonoro fizeram com que os alunos prestassem atenção e curtissem esse momento com prazer”, complementa a diretora.

Apresentação na EEB Hermann Hamann – Foto: Divulgação

“O Teatro é uma das maneiras mais encantadoras e gostosas de ver e ouvir uma história. Quando trazemos o teatro para a dentro da escola, damos a oportunidade para muitas crianças de terem esta experiência, já que muitos deles nunca assistiram uma peça de teatro anteriormente em suas vidas. Ações como a deste projeto são de suma importância nas escolas e nas comunidades mais vulneráveis”, afirma a orientadora de convivência da EEB Hermann Hamann, Karina de Caprio Longatti.

Com atuação e concepção de Natele Peter; direção geral e dramaturgia de Natália Curioletti; cenário assinado pelo artista Felipe Coff; figurino de Natália Curioletti e Natele Peter; produção executiva de Soila Freese (Mono Produções); o espetáculo fala sobre  o vínculo forte de menina com sua avó, que ao encarar uma mudança na sua vida, e na vida de sua mãe, a menina encontra nos laços de amor e sabedoria de suas ancestrais, o amparo que precisa para seguir em frente.

Apresentação na EBM Conselheiro Mafra – Foto: Soila Freese

“A programação propõe uma interação de grande valia para a construção do ser humano na sua integralidade”, conclui o gestor da EBM Conselheiro Mafra, Ramides Sedilso Pessatti.

O projeto Aquelas que Moram Nela, de Natele Petersen, é contemplado pelo Prêmio Herbert Holetz, do Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau. Acompanhe a artista pelo www.instagram.com/natelepeter

 

 

Artistas Natália Curioletti e Mauricio Huber encantam cerca de 300 crianças em apresentação de obra de literatura infantil em escolas de Blumenau

Post anterior

Especial Tim Maia ocorre neste sábado, 16 de julho, no Teatro Carlos Gomes, em Blumenau

Próximo post

Leia também