0
Compartilhar

Todas as ações são gratuitas e voltadas para as entidades contempladas e para o público em geral

Canto, homenagem e dança folclórica em destaque. Até dezembro, as cidades de Indaial e Blumenau recebem o projeto Jodler – Os Cantos do Tirol, do Volkstanzgruppe Grünes Tal, grupo folclórico alemão de Blumenau. No dia 29 de novembro, a apresentação ocorre no evento Natal Polonês na Igreja Católica Santo Estanislau Kostka, em Indaial; e no dia 12 de dezembro, na Escola Básica Municipal Bilíngue Rodolfo Hollenweger, em Blumenau. Todas as ações são gratuitas e voltadas para as entidades contempladas e para o público em geral.

Projeto Jodler – Os Cantos do Tirol, do Volkstanzgruppe Grünes – Foto: Helô Beckhauser

Segundo o coordenador do projeto, diretor artístico e coreógrafo do Volkstanzgruppe Grünes Tal, João Paulo Wust, as apresentações do espetáculo levam ao público curiosidades sobre o Jodler e o Almabtrieb, e também é uma forma de homenagem às tradições folclóricas do Tirol, além de possibilitar o intercâmbio de conhecimentos entre o grupo e o público durante as ações. “O diferencial do projeto está na inserção de recursos não muito utilizados pelos grupos folclóricos no Brasil: a música ao vivo com montagem coreográfica envolvendo outras expressões como o canto e a interpretação”, complementa Wust.

Projeto Jodler – Os Cantos do Tirol, do Volkstanzgruppe Grünes – Foto: Helô Beckhauser

A montagem musical foi produzida por Mônica Kropp, musicista e folclorista, com experiência para compor os arranjos necessários. As coreografias foram adaptadas por João Paulo Wust. “A narrativa do espetáculo se desenrola em torno do Jodler, um estilo de canto tirolês caracterizado por rápidas mudanças de tom e pelo Almabtrieb, a tradicional descida do gado das montanhas para os vales, marcando o fim do verão”, explica o diretor artístico. “É uma fusão de dança folclórica tradicional de uma forma a contar uma história, destacando o canto tirolês e outras manifestações folclóricas tirolesas como o Krampus e a música dos sinos”, acrescenta Wust.

Projeto Jodler – Os Cantos do Tirol, do Volkstanzgruppe Grünes – Foto: Helô Beckhauser

Proposta Cultural realizada com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, pela Fundação Catarinense de Cultura [FCC], por meio do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2024. No mês de outubro, o projeto se apresentou na abertura do Festival de Danças Germânicas, que ocorreu no Ginásio do Galegão, durante a Oktoberfest Blumenau 2025. No primeiro semestre de 2026, as crianças e jovens atendidas pela Casa São Felipe Neri de Blumenau também irão receber a apresentação do espetáculo, com data a definir.

Projeto Jodler – Os Cantos do Tirol, do Volkstanzgruppe Grünes – Foto: Helô Beckhauser

VOLKSTANZGRUPPE GRÜNES TAL
O grupo de danças folclóricas germânicas surgiu em Blumenau em setembro de 1992, devido à persistência e dedicação de Ary Lingner e Itala Lingner (ambos em memória), na busca de referências históricas de seus antepassados. A família fundadora do grupo (Lingner), emigrou de Magdeburg (Sachsen-Anhalt) no ano de 1860. A primeira base histórico-cultural do grupo é a cidade de Dresden (Sachsen). Essa escolha se deu pela amizade de Ary com seu antigo chefe, Paul Werner, da empresa Eletroaço Altona S.A. Os trajes que compõem atualmente o acervo do Volkstanzgruppe Grünes Tal, são todos de desenho simples, ou seja, Dirndl ou Tanz Kleidung (Trajes do dia a dia ou de dança), baseados apenas nas cores dos trajes da cidade de Dresden – a cidade a qual o grupo busca representar – teve seus documentos históricos destruídos durante a Segunda Guerra Mundial. Em 2022, durante as festividades de 30 anos do grupo, foi lançado também o primeiro traje histórico do grupo, o Tracht der Magdeburger Börde, da região de onde a família Lingner emigrou. O Volkstanzgruppe Grünes Tal participa das festas locais como a Sommerfest e a Oktoberfest e também divulga o município por diversas regiões do Brasil, entre as quais destacam-se a Semana Alemã em Rio Quente Resorts (GO) e a Semana dos Estados em Brasília (DF), dentre outros. Acompanhe as novidades pelo www.instagram.com/grunestalblumenau

SERVIÇO
Apresentações espetáculo Jodler – Os Cantos do Tirol
Dia 29 de novembro, às 19h, no evento Natal Polonês na Igreja Católica Santo Estanislau Kostka, em Indaial (R. Mal. Floriano Peixoto, 6970-7214, Estradas das Areias)
No dia 12 de dezembro, às 19h, na Escola Básica Municipal Bilíngue Rodolfo Hollenweger, em Blumenau (R. Professor Hermann Lange, 2230, bairro Fidélis)
Todas as ações são gratuitas e voltadas para as entidades contempladas e para o público em geral
Produção executiva: Jane Liesenberg Produções
Assessoria de imprensa: Nane Pereira Comunicação e Arte (NPCA).

Teatro Carlos Gomes Blumenau promove evento cultural com três atrações gratuitas e abertas à comunidade neste domingo de manhã (16)

Post anterior

Leia também