0
Compartilhar

Grupo Folclórico Alemão Eintracht, por Maristela Fritzke

Com o projeto “Dançando nos passos da nossa história”, o Eintrachtvolkstanzgruppe abre a mostra no dia 10 de setembro, no Museu dos Clubes de Caça e Tiro de Blumenau

Um povo sem passado a cultivar não tem futuro a esperar. Esse é o lema do Eintrachtvolkstanzgruppe (Grupo Folclórico Alemão Eintracht, de Blumenau), que promove desde julho, por meio do projeto “Dançando nos passos da nossa história”, ações para homenagear o padrinho cultural Alberto Liesenberg (In memoriam). No dia 10 de setembro, o Eintrachtvolkstanzgruppe apresenta ao público a exposição de traje típico histórico alemão, no Museu dos Clubes de Caça e Tiro de Blumenau, na Itoupava Central, em Blumenau. Com entrada gratuita, a abertura ocorre às 10h30 e conta com apresentação de dança folclórica. O projeto “Dançando nos passos da nossa história” é patrocinado pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura. A exposição, aberta ao público, segue no Museu até o dia 5 de outubro, de terça a sexta-feira, das 10h30 às 16h30min, e aos sábados, das 10h30 às 15h.

“Pretendemos com este projeto homenagear nosso “padrinho cultural”, Alberto Liesenberg (In memoriam), grande incentivador da cultura através do canto coral, dança nos bailes, teatro, música sacra e folclórica, e ao fundador de nosso município, Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau. Pesquisamos e produzimos um traje histórico da cidade de Braunschweig – Alemanha – para dez casais da categoria adulto do Grupo Folclórico Alemão Eintracht e consequentemente promovemos e divulgamos nossa cidade em nossas atividades culturais por meio deste traje”, explica a coordenadora do Grupo Jane Mary Schmitz Liesenberg.

Segundo Jane, o resultado esperado ao confeccionar o traje é contar uma parte da história da cidade de Blumenau por meio da vida de um cidadão blumenauense e do seu envolvimento cultural com as suas raízes. “Outro item a ser destacado como resultado é que como grupo folclórico realizamos apresentações fora do âmbito de nossa cidade, assim automaticamente fazemos a divulgação do nosso município tanto pela história quanto pela imagem turística com foco na Oktoberfest”, acrescenta. Como ação conjunta, no dia no dia 11 de setembro, haverá apresentação de dança folclórica do grupo na Festa da Comunidade Evangélica de Itoupava Central, às 11h30min. Acompanhe as notícias e as novidades do Eintrachtvolkstanzgruppe pela página no www.facebook.com/eintrachtvolkstanz.

SERVIÇO:
10 de setembro a 5 de outubro
– Exposição de traje típico e histórico alemão do Eintrachtvolkstanzgruppe, no Museu dos Clubes de Caça e Tiro de Blumenau (Rua Doutor Pedro Zimmermann, 10377, Itoupava Central, Blumenau). Aberto de terça a sexta-feira, das 10h30 às 16h30min, e aos sábados, das 10h30 às 15h. Entrada gratuita.

11 de setembro – Apresentação de dança folclórica na Festa da Comunidade Evangélica de Itoupava Central (Rua Doutor Pedro Zimmermann, 10139, Itoupava Central, Blumenau), às 11h30min.

Grupo Folclórico Alemão Eintracht, por Maristela Fritzke

EINTRACHTVOLKSTANZGRUPPE
O Grupo Folclórico Alemão Eintracht foi criado na cidade de Blumenau, em 3 de maio de 1987, por um grupo de jovens, membros da Igreja Luterana. Tem por objetivo mostrar à sociedade um pouco da cultura e das tradições alemãs que estavam adormecidas desde o fim da Segunda Guerra Mundial. Desde então, o grupo Eintracht cresceu e desenvolveu o trabalho dentro de uma linha clara e objetiva de folclore, com apresentações em alguns estados do Brasil como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Goiás. É filiado ao Clube Recreativo Esportivo e Cultural Concórdia de Itoupava Central e possui atualmente cerca de 50 integrantes, divididos em duas categorias, adultos e infanto-juvenil.

Escritor Gregory Haertel lança “A Casa Antiga” no dia 10 de setembro, em Blumenau

Post anterior

Marcelo Steil lança obra “Arquipélago de Eclipses” no dia 8 de setembro, em Blumenau

Próximo post

Leia também