0
Compartilhar

Com dramaturgia inédita de Sabrina Marthendal, direção de Lu May, e atuação de Ruth Rodrigues, as apresentações são gratuitas, abertas a toda comunidade, e ocorrem às 20h. Com classificação indicativa 14 anos, contam com tradução em LIBRAS e roda de conversa após cada ação

Teatro, narrativas, dinâmica da vida feminina, afeto, debate, e acolhimento no universo das mulheres. Nos dias 4 e 5 de setembro, a Fundação Indaialense de Cultura (FIC), em Indaial, recebe duas apresentações do monólogo teatral Todas Nela. Com dramaturgia inédita da artista Sabrina Marthendal, direção de Lu May e atuação e montagem assinada por Ruth Rodrigues, as apresentações ocorrem às 20h, são gratuitas e voltadas para artistas, estudantes, professoras, domésticas, periféricas, deficientes auditivas ou idosas; assim como para a comunidade em geral. Contam com acessibilidade arquitetônica, comunicacional e tradução em LIBRAS. Com classificação indicativa 14 anos e com roda de conversa após cada ação.

Monólogo teatral “Todas Nela” – Foto: Nane Pereira

“Todas Nela é uma afirmação tão comum de se ouvir, que vem como um desaparecimento certeiro e ao mesmo tempo sem direção, sem aviso, sem bater, sem anestesia, sem pedir licença, sem perguntar”, declara Ruth Rodrigues. “A criação do espetáculo teatral foi realizada por uma equipe composta predominantemente por mulheres com múltiplas identidades humanas (raças, etnias, idades, orientações sexuais, espiritualidades, identidades, etc.), trabalhadoras da cultura da região do Vale do Itajaí”, complementa.

Segundo Sabrina Marthendal, o monólogo parte dos questionamentos: quantas mulheres cabem em cada mulher? O que é ser uma mulher forte?. “Essas perguntas são o mote impulsionador da criação artística, e estão conectadas devido a dinâmica da vida feminina atual, que fazem as mulheres se cobrarem e se sentirem cobradas para serem supermulheres”, afirma Sabrina.

Ruth Rodrigues – Foto: Rafael Fontana

“A criação de uma dramaturgia original que aborda questões relevantes para o universo das mulheres incentiva a produção artística que dialoga com a sociedade contemporânea do Vale do Itajaí. Promove visibilidade das experiências, dos desafios e das conquistas das mulheres por meio do teatro, além de destacar narrativas diversas que refletem a multiplicidade do universo feminino”, conclui Ruth.

O Projeto Todas Nela é contemplado pelo Edital 004/2024, com recursos da PNAB de INDAIAL. Como contrapartida social, o projeto contemplou um ensaio aberto para alunos de teatro e artistas convidados, no dia 14 de agosto, na FIC; e uma oficina com a diretora da montagem, Luciana May, no dia 12 de agosto na EBM Professora Ana Lúcia Hiendelmayer, em Indaial. Após todas as ações, o projeto irá disponibilizar o espetáculo de forma gratuita à comunidade pelo canal do YouTube www.youtube.com/@ruthrodriguesrr. Acompanhe as novidades pelo www.instagram.com/ruthrodrigues.rr

SINOPSE
Uma mulher que trabalha exaustivamente e sem pausa todos os dias é surpreendida por um apagão inesperado na rede elétrica de sua cidade. Impedida de sair de um dos seus locais de trabalho, ela se depara com a solidão e percebe, aos poucos, lacunas em suas memórias. “Qual é o nome mesmo daquela brincadeira? Que horas são? Eu botei feijão de molho? De quem era aquela casa? Ela tinha cheiro de… como chama?”. Ao revisitar momentos e preencher lacunas, questiona-se sobre o que é ser uma mulher forte, e por que precisa ser.

SERVIÇO
Apresentação monólogo teatral Todas Nela
Dia 4 e 5 de setembro, às 20h, com roda de conversa após apresentação
Local: Fundação Indaialense de Cultura FIC (R. Dr. Blumenau, 05, Centro, Indaial)
Gratuito e aberto a toda comunidade
Com acessibilidade arquitetônica, comunicacional e tradução em LIBRAS
Classificação indicativa: 14 anos.

FICHA TÉCNICA
Todas Nela
Idealização: Ruth Rodrigues
Consultoria dramatúrgica: Julianna Rosa
Dramaturgia inédita: Sabrina Marthendal
Direção: Lu May
Atuação: Ruth Rodrigues
Preparação vocal e corporal: Antonia Vilarinho
Preparação canto: Raíssa Martins
Ambientação sonora e sonoplastia: Beli Bertalha
Figurino: Daniele de Vasconcellos
Concepção cenográfica: Ana Acácia e Natele Peter
Pintura cenografia: Paula Lana
Produção executiva: Camila Pimenta
Design: Fauna Criativa
Ilustração: Thiago Baptista
Social mídia: Wily Gonçalves
LIBRAS: Aline Lustoza e Cynthia Philippi
Assessoria de acessibilidade para designer gráfico: Paula Gotelip
Assessoria de imprensa: Nane Pereira Comunicação e Arte (NPCA).

Blumenau recebe mais uma edição do Projeto Groove Urbano na praça em frente à galeria do Rui’s One Chair nesta quarta-feira (27)

Post anterior

Escolas públicas e instituições sociais de Blumenau, Gaspar e Guabiruba recebem de setembro a novembro espetáculo com bonecos de três metros de altura

Próximo post

Leia também