0
Compartilhar

As ações são gratuitas, contam com intérpretes de LIBRAS, e são voltadas para cantores e regentes filiados à Liga Cultural

Canto, expressão artística e acolhimento. De agosto e setembro, as cidades de Dona Emma, Timbó e Blumenau recebem o projeto Encontro de Corais 2025, da Liga Cultural e Recreativa Vale do Itajaí. No total, serão três encontros, com a participação de 23 grupos do Vale do Itajaí. O primeiro encontro será no dia 2 de agosto, na Paróquia Cristo Rei, em Dona Emma, tendo como anfitrião o Coral Gente Nossa. No dia 30 de agosto, o segundo encontro acontece no Restaurante Recanto Tirol Festas e Eventos, em Timbó, e o anfitrião será o Coral Leopoldo Kurtz; e no dia 20 de setembro, o terceiro e último encontro ocorre no Clube Recreativo Esportivo e Cultural Testo Salto, em Blumenau, tendo o Coro Misto Testo Salto como anfitrião do dia. Todas as ações ocorrem das 14h às 20h30, são gratuitas, contam com intérpretes de LIBRAS, e são voltadas para cantores e regentes filiados à Liga Cultural. A programação envolve o acolhimento, momento para interação, refeições e as apresentações de todos os grupos participantes.

Encontros de Corais 2025 – Divulgação

“O Encontro de Corais é uma forma de os grupos de corais poderem mostrar o trabalho que desenvolvem, com valorização das expressões artísticas, gerando possibilidades para continuarem mostrando seu trabalho, engajando seu público e conquistando novos admiradores de sua arte”, afirma a presidente da Liga e Coordenadora geral do encontro, Matilde Zumach. “A Liga Cultural e Recreativa Vale do Itajaí, vem de uma longa trajetória cultural. São sete décadas atuando e mantendo as tradições do canto coral na região do Vale do Itajaí. Com sede em Blumenau, possui 29 grupos corais filiados, abrangendo 14 pequenos e médios municípios da região, congregando cerca de 900 coralistas das mais variadas idades, gêneros, etnias, profissões e classes econômicas”, complementa a presidente.

Encontros de Corais 2025 – Divulgação

“Nesta edição, teremos a participação de cerca de 23 grupos corais, de diversas cidades do Vale do Itajaí, com um total de nove horas de programação artística”, explica a produtora cultural Jane Liesenberg. “Como atividades anuais são organizados encontros para que os cantores possam intercambiar conhecimentos, para conhecerem uns aos outros e assim valorizar o trabalho da coletividade, buscando a continuação do canto coral na região, característica forte que literalmente veio na mala dos primeiros imigrantes que povoaram a região”, declara Jane.

Os encontros anuais ocorrem desde o ano de 1952 e só foram interrompidos durante a pandemia de Covid-19. A retomada após a pandemia começou tímida, mas segundo Matilde foi com grata satisfação que desde 2023 vêm alcançando muitos coralistas e público envolvido. Desde 2022, a Liga implantou também o Encontro dos Jovens Cantores, que fomenta o canto entre crianças e jovens e segundo a presidente da Liga está sendo muito bem aceito pela comunidade no entorno.

Encontros de Corais 2025 – Divulgação

LIGA CULTURAL E RECREATIVA VALE DO ITAJAÍ
Fundada no dia 17 de fevereiro de 1952, por iniciativa de cantores do Centro Cultural 25 de Julho na cidade de Blumenau (SC), sendo o local a sede, onde anualmente se realiza as assembleias.

É uma associação de caráter cultural, sem fins lucrativos, religiosos ou político-partidários. Desde sua fundação foi administrada por diretoria, sendo os presidentes ao longo das décadas: Osvaldo Buerger, Emílio Rossmark, Manfredo Bubeck, Oswin Reistemback e a atual presidente Matilde Zumach. A Liga Cultural tem um prestígio ímpar pelas belas apresentações dos corais filiados, de várias cidades do Vale e Alto Vale do Itajaí. Atualmente possui 23 grupos associados das cidades de Apiúna, Ascurra, Balneário Camboriú, Blumenau, Brusque, Camboriú, Dona Emma, Guabiruba, Ibirama, Itajaí, Ituporanga, Penha, Timbó, e Vidal Ramos.

Anualmente, a Liga organiza três encontros para que os grupos possam intercambiar conhecimentos, confraternizar e realizar suas apresentações. Estes encontros ocorrem em cidades diferentes, criando um rodízio e circulação entre os municípios que participam da Associação.

Em 2022, a LIGA completou 70 anos de trajetória, e por iniciativa da presidente Matilde Zumach, iniciou-se o encontro de corais juvenis, chamados pequenos cantores, incluído desde então no calendário anual da entidade, totalizando quatro encontros anuais, movimentando cerca de mil pessoas/ano.

Proposta executada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc. Acompanhe as novidades pelo www.instagram.com/ligacultural12

SERVIÇO
Encontro de Corais 2025, da Liga Cultural e Recreativa Vale do Itajaí
Dia 2 de agosto, em Dona Emma (SC)
Coral anfitrião: Gente Nossa de Dona Emma
Programação:
Das 14h às 16h: recepção e acolhimento
Das 16h às 19h: apresentações dos coros participantes
Das 19h às 20h30: Jantar de encerramento
Local: Paróquia Cristo Rei (R. Alberto Koglin, 3104, Centro)

2º Encontro de corais 2025
Dia 30 de agosto, em Timbó (SC)
Coral anfitrião: Coral Leopoldo Kurtz
Programação:
Das 14h às 16h: Recepção e acolhimento
Das 16h às 19h: Apresentações dos coros participantes
Das 19h às 20h30: Jantar de encerramento
Local: Restaurante Recanto Tirol Festas e Eventos (R. 28 de Agosto, 220, Tiroleses)

3º Encontro de corais 2025
Data: 20 de setembro, em Blumenau (SC)
Coral anfitrião: Coro Misto Testo Salto
Programação:
Das 14h às 16h: recepção e acolhimento
Das 16h às 19h: Apresentações dos coros participantes
Das 19h às 20h30: Jantar de encerramento
Local: Clube Recreativo Esportivo e Cultural Testo Salto (R. Werner Duwe, 4740, Testo Salto)
As ações são gratuitas, contam com intérpretes de LIBRAS, e são voltadas para cantores e regentes filiados à Liga.

FICHA TÉCNICA DO PROJETO
Encontro de Corais 2025
Matilde Zumach: presidente da Liga, proponente e coordenadora geral, ativista do canto coral a mais de 30 anos
Jane Liesenberg: produtora cultural
Mara Rubian Körtelt e Marisa Gorete Berkenbrock dos Santos: responsáveis pela acessibilidade com a tradução em libras e acolhimento de PCD´s
Helô Beckhauser: designs gráficos das peças de comunicação e gerenciamento das redes sociais
Nane Pereira Comunicação e Arte: divulgação cultural.

Estão abertas as inscrições para oficina de Formação e Elaboração de Projetos Culturais, com Taiana Schaefer, em agosto e setembro, em Blumenau

Post anterior

Leia também