As apresentações do Conta Que Te Conto irão passar por escolas e entidades nas cidades de Apiúna, Dr. Pedrinho, Rodeio, Guabiruba e Blumenau e todas as ações são gratuitas e contam com tradução em LIBRAS
Histórias para ouvir e contar. Em setembro e outubro, cinco cidades do Vale do Itajaí recebem a Circulação da Contação de Histórias Conta Que Te Conto, da artista e pesquisadora timboense Gilmara Goulart, referência na área em Santa Catarina. No dia 11 de setembro, as ações chegam à Fundação Cultural de Guabiruba; no dia 15 de setembro, acontecem na EEF Senador Francisco Benjamin Gallotti, em Rodeio, e no Núcleo Educacional Fritz Donner, em Dr. Pedrinho. No dia 18 de setembro, a circulação chega na Escola Infantil Eli Terezinha Coelho Stahnke, em Apiúna; e no dia 12 de outubro, na Feira do BRIQUE de Blumenau, durante a Rota de Lazer, na Rua XV de Novembro. No total, serão nove apresentações totalmente gratuitas, voltadas para alunos, colaboradores e convidados das instituições contempladas. A ação do dia 12 de outubro, Dia das Crianças, em Blumenau, será voltada para toda a comunidade. As apresentações contemplam público neurodiverso, terão tradução simultânea em LIBRAS, visita sensorial tátil e duas apresentações terão audiodescrição (AD).

Circulação da Contação de Histórias Conta Que Te Conto, com Gilmara Goulart – Foto: Sabrina Marthendal
“Nesta proposta a escolha foi por escolas isoladas e centros de acolhimento de pessoas com deficiências. Esta seleção dos espaços se deu a partir do entendimento de que os fios das histórias devem ser tecidos por todas as pessoas, as de perto e as de longe, as que assistem com os olhos, as que assistem com audição e/ou as mãos, as que guardam memórias e as que iniciam todos os dias um repertório em branco”, revela Gilmara Goulart.

Circulação da Contação de Histórias Conta Que Te Conto, com Gilmara Goulart – Foto: Sabrina Marthendal
“Esta circulação pretende atender especialmente municípios por onde o trabalho nunca passou, considerando também que estes municípios têm pouco ou quase nenhum acesso aos bens culturais produzidos em outros territórios”, declara a produtora cultural Deda Silveira.
Proposta Cultural realizada com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, pela Fundação Catarinense de Cultura [FCC], por meio do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2024.

Circulação da Contação de Histórias Conta Que Te Conto, com Gilmara Goulart – Foto: Sabrina Marthendal
GILMARA GOULART
É artista, contadora de histórias, mediadora literária e gestora cultural. Graduada em Pedagogia, Especialista em Educação: Leitura, Literatura e Letramento, e Mestre em Educação. Diretora da Escola de Artes VEM Cultural de Timbó, professora e coordenadora do Projeto Uni Duni Tê – Contadores de Histórias de Timbó. Trabalha há mais de 15 anos com espetáculos de Contação de Histórias e oficinas literárias. Atua em cursos de pós-graduação em Contação de Histórias e Literatura Infantil. Presidente da Academia de Letras do Brasil Santa Catarina, Seccional Timbó. Sua principal publicação é ‘Narrativas tecidas no letramento familiar: histórias de idosos produtores de textos’, sua dissertação de mestrado. Circulou no Projeto Baú de Histórias do SESC (SC) com o espetáculo “Contos Orientais”, durante o ano de 2023. Participou, em maio de 2024, do 13º. Encontro Internacional de Contadores de Histórias/BOCA DO CÉU, em São Paulo. Atua em diversos projetos culturais na região do Vale do Itajaí. Acompanhe as novidades pelo www.instagram.com/vemcultural

Circulação da Contação de Histórias Conta Que Te Conto, com Gilmara Goulart – Foto: Sabrina Marthendal
SERVIÇO
Circulação da Contação de Histórias Conta Que Te Conto, com Gilmara Goulart
Dia 11 de setembro, quinta-feira
Às 15h e às 19h, na Fundação de Cultural Guabiruba, ação com audiodescrição AD (R. Brusque, 1000)
Acessibilidade: LIBRAS e Audiodescrição
Dia 15 de setembro, segunda-feira
Às 7h45 e às 16h
Na EEF Senador Francisco Benjamin Gallotti, em Rodeio
Acessibilidade: LIBRAS
Às 10h15 e às 13h15
No Núcleo Educacional Fritz Donner, em Dr. Pedrinho (R. da Glória, 552, Salto Donner)
Acessibilidade: LIBRAS
Dia 18 de setembro, quinta-feira
Às 10h e às 13h
Escola Infantil Eli Terezinha Coelho Stahnke, em Apiúna (R. 300)
Acessibilidade: LIBRAS
Dia 12 de outubro, domingo
Às 10h
No BRIQUE de Blumenau, durante a Rota de Lazer (R. XV de Novembro)
Acessibilidade: LIBRAS
Aberta a toda comunidade.
Todas as ações são gratuitas, voltadas para os alunos, colaboradores e convidados das instituições contempladas
A ação do dia 12 de outubro, Dia das Crianças, em Blumenau, será voltada para toda a comunidade
As apresentações contemplam público neurodiverso, terão tradução simultânea em LIBRAS, visita sensorial tátil e duas apresentações terão audiodescrição (AD).