0
Compartilhar

Mediações literárias em destaque. Nos dias 23 e 24 de setembro, dois Centros de Educação Infantil (CDI) de Gaspar recebem a 3ª edição do projeto Conectando Histórias, Aproximando Leitores, coordenado pela Doutora em Educação, Maria Laura Pozzobon Spengler. As ações contam com apresentação, leitura e desdobramentos da obra literária Pedro Pianista, da autora catarinense Ana Paula de Abreu; e são mediadas por Maria Laura e pela produtora cultural e arte-educadora, Deda Silveira. No dia 23, quem recebe o projeto é o CDI Thereza Beduschi, no bairro Barracão, e no dia 24, as ações ocorrem no CDI Mercedes Melato Beduschi, no bairro Bateias. Todas as ações são gratuitas e voltadas para os alunos, colaboradores e convidados das instituições contempladas; contam com tradução em LIBRAS e audiodescrição da obra por meio de mediação interativa.

Projeto Conectando Histórias, Aproximando Leitores – Foto: Elaine Fernandes

“Projetos como o Conectando Histórias: Aproximando Leitores são fundamentais para formar vínculos afetivos com a leitura, especialmente nas instituições de educação pública, que são espaços de potência em que os projetos acontecem. Valorizando a literatura como ponte entre mundos, culturas e as crianças leitoras para promover o acesso ao livro como um direito cultural de todos” pontua a coordenadora geral do projeto, mediadora e Doutora em Educação, Maria Laura Pozzobon Spengler.

Projeto Conectando Histórias, Aproximando Leitores
– Foto: Elaine Fernandes

Segundo a produtora e arte-educadora Deda Silveira, o projeto é voltado ao público infantil e busca aproximar as crianças da literatura com maior inserção e participação de alunos de diferentes realidades educativas, incluindo crianças surdas, cegas e neurodivergentes. “As ações de mediação literária  são um espaço impulsionador de diálogos onde  as crianças podem construir suas próprias interpretações e se reconhecer no mundo. É muito importante para nós, portanto, poder viabilizar um projeto que possibilita a inserção de todas por meio de políticas de acessibilidade”, celebra Deda Silveira.

O projeto Conectando Histórias Aproximando Leitores – 3ª edição – é viabilizado com recursos do PNAB Gaspar, Edital 2024. Acompanhe as novidades pelo www.instagram.com/entreaspas.educultura

Maria Laura Pozzobon Spengler – Foto: Ruth Rodrigues

MARIA LAURA POZZOBON SPENGLER
É mediadora e gestora de projetos literários na entre Aspas Educação e Cultura. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pedagoga pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), com experiência docente na Educação Infantil, anos iniciais e Ensino Superior. Especialista em Gestão Escolar e Interdisciplinaridade, pela Faculdade de Joinville e especialista em Psicopatologia da Infância e Adolescência pela Sociesc. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Vice-líder do Grupo de Pesquisas LITERALISE: Grupo de pesquisa em literatura Infantil e juvenil e práticas de mediação literária, da UFSC. Experiência em formação de professores nas áreas de Alfabetização e Letramento, Pequena Infância e Educação Literária. Leitora votante da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).

Deda Silveira – Foto: Ruth Rodrigues

DEDA SILVEIRA
É produtora Cultural, multi-artista, arte-educadora, curadora de projetos culturais. Licenciada em Artes Visuais e Especialista em Arte Educação. Há mais de 20 anos atua em projetos nas linguagens de Artes Cênicas, Literatura e Artes Visuais. Membro do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Blumenau como titular da cadeira de Biblioteca, Literatura e Livro.  Foi Gestora do setor de Cultura do Sesc Blumenau por 11 anos (2013-2024). É parceira da Entre Aspas Educação e Cultura (Gaspar/SC) como produtora e mediadora, atualmente desenvolvendo os projetos; “A Escola como espaço de investigação: mediações literárias” e “Conectando histórias, aproximando leitores” junto à pesquisadora Dra. Maria Laura P. Spengler. Integra a Ativa Rede Educação e Cultura (Itajaí/SC) onde atua como oficineira, produtora, mediadora e curadora de projetos culturais. Integra como artista e produtora o coletivo MUNAR e como produtora o Coletivo Delas, em Blumenau/SC. Em 2020 recebeu o prêmio por reconhecimento de trajetória cultural na área de produção pela Fundação Catarinense de Cultura, através da Lei Aldir Blanc. Desde 2016, dedica-se a projetos e ações que visam pesquisar as infâncias e seus atravessamentos com a arte contemporânea.

SERVIÇO
Projeto Conectando Histórias, Aproximando Leitores – 3ª edição, em Gaspar
Dia 23 de setembro, às 9h, 10h, 14h e 15h
No CDI Thereza Beduschi (R. José B Barbieri, 70, Barracão)
Dia 24 de setembro, às 9h, 10h, 14h e 15h
No CDI Mercedes Melato Beduschi (R. Jose Rangel, 332, Bateias)
Todas as ações são gratuitas e voltadas para os alunos, colaboradores e convidados das instituições contempladas; contam com tradução em LIBRAS e audiodescrição da obra por meio de mediação interativa.

FICHA TÉCNICA
Coordenação geral: Maria Laura Pozzobon Spengler
Produção executiva: Deda Silveira
Mediação literária: Deda Silveira e Maria Laura Pozzobon Spengler
Assessoria de mediação e audiodescrição: Ana Paula de Abreu
Designer gráfico: Amélie de Oliveira
Acessibilidade em LIBRAS: CML: Comunicação Mentoria em LIBRAS
Divulgação Cultural: Nane Pereira Comunicação e Arte.

Cinsete Produtora faz estreia do videoarte O Tempo: Ecos e Rupturas no dia 22 de setembro no Centro Turístico Cultural da Vila Itoupava em Blumenau

Post anterior

Leia também