Movimento literário para as infâncias em destaque. Na última semana, cerca de mil pessoas, entre crianças e adultos, prestigiaram a 2ª edição do Movimento Literário para as Infâncias (MOLIN), na Universidade Regional de Blumenau (FURB). O público teve acesso gratuito a debates, apresentações teatrais, contação de histórias, leitura e oficinas, referentes ao universo da literatura infantil. A segunda edição contou com a participação de autores e ilustradores convidados, especialistas em literatura infantil, destaques na cena nacional, como o escritor e ilustrador Roger Mello (RS), a autora e ilustradora Camila Yallouz (SP) e o autor e ilustrador Guilherme Karsten (SC). O evento também contou com a presença das autoras e pesquisadoras catarinenses da área, Ana Paula de Abreu, Caroline Carvalho, Deda Silveira, Maria Elis Tolym Nunc’ Nfoonro e Maria Laura Pozzobon Spengler. O movimento ainda trouxe apresentações do Espetáculo Quintal de Infâncias, da Cia Cobaia Cênica, de Rio do Sul (SC), Espetáculo Cor de Quê, com Izô Cultura, de Itajaí (SC) e Espetáculo Plict Plict Ploct: a palavra com bebês, com Caroline Carvalho (SC).
Segundo a produtora cultural Deda Silveira, a realização da segunda edição do MOLIN é muito significativa para a comunidade. “É uma forma de estruturar no calendário da cidade um festival de ações formativas e fruições literárias qualitativas e especialmente, construir um marco de valorização da produção relevante de Blumenau em intercâmbio com pesquisadores e artistas que pensam a literatura para as infâncias no Brasil”, afirma. “Foram cinco dias intensos, de ações que priorizaram o encontro do público com a literatura, promoveram o atravessamento da literatura com outras linguagens artísticas e acima de tudo, oportunizaram territórios de escuta, pertencimento e diálogos através da arte”, conclui Deda.
“O evento foi uma experiência extremamente rica e emocionante. Recebemos de mil pessoas entre crianças e adultos, em uma semana dedicada à literatura, à imaginação e à conexão com o conhecimento. Foi muito mais do que uma ação cultural, foi um espaço de troca verdadeira”, acrescenta a escritora e proponente do projeto, Ana Paula de Abreu. “Tivemos a oportunidade de vivenciar momentos únicos com os pequenos, onde a leitura se transformou em ponte para o diálogo, a escuta e o afeto. Resgatamos sensibilidades que muitas vezes ficam adormecidas no dia a dia corrido, e vimos como a literatura ainda é uma ferramenta poderosa para despertar emoções, fortalecer vínculos e abrir novos olhares sobre o mundo”, celebra a autora.
Nesta edição, a FURB foi apoiadora do movimento. O Chefe da Divisão de Cultura da universidade, Ruan Rosa, reitera a importância de ações como a do projeto, tanto para a comunidade quanto para os acadêmicos. “Com grande satisfação, recebemos o MOLIN, este importante projeto que se alinha perfeitamente ao tripé ensino-pesquisa-extensão, fundamental para a universidade. Por meio de ações qualificadas com acadêmicos, artistas, professores e comunidade, o projeto agrega à formação no contexto universitário, e a FURB reforça seu compromisso em contribuir com o desenvolvimento cultural da região”, declara Rosa.
O 2º MOLIN – Movimento Literário para as Infâncias é uma proposta executada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc, e conta com apoio da FURB. Acompanhe as novidades pelo www.instagram.com/movimentomolin
FICHA TÉCNICA DO 2º MOLIN
Coordenação geral: Ana Paula de Abreu
Produção executiva: Deda Silveira
Assistentes de produção: Gilmara Goulart e Amélie de Oliveira
Gestão de mídias: Mariana Feitosa
Designer gráfico: Daniel Olivetto
Registros fotográficos: Sabrina Marthendal
Audiovisual: Will Del Souza
Acessibilidade em LIBRAS: CML- Comunicação Mentoria em LIBRAS
Audiodescrição: Elisabeth Bieging – Voz da Visão
Equipe de apoio de produção: Andressa Gesser
Assessoria de imprensa: Nane Pereira Comunicação e Arte (NPCA).