A apresentação é gratuita e aberta a toda comunidade, conta com audiodescrição, e LIBRAS e ocorre às 19h30, na Comunidade Luterana do Espírito Santo, na Rua Amazonas
Canto, acolhimento e arte sacra em destaque. No dia 14 de dezembro, a última apresentação da temporada da Série de Grandes Concertos da Igreja do Espírito Santo traz à comunidade o concerto “Do Advento ao Natal: Ecos Antigos e Contemporâneos” com o grupo Vocal Consort Blumenauensis. Sob a direção e regência de Roberto Rossbach e Helder Cadore ao piano, o coro apresenta obras da renascença, modernas (século XX) e contemporâneas (XXI). A apresentação é gratuita e aberta a toda comunidade, conta com audiodescrição (AD) e LIBRAS, e ocorre às 19h30, na Comunidade Luterana do Espírito Santo, na Rua Amazonas, no bairro Garcia.
“Termos nesta linda época do ano um concerto com o Consort Blumenauensis torna tudo mais especial ainda. Com certeza será um concerto maravilhoso e significativo. Com alegria e gratidão, aguardamos a todos”, convida o pastor Milton Jandrey.
“Esse é o último grande concerto da temporada e fecha com chave de ouro esse ano do programa que nesta edição trouxe para a cidade um total de oito grandes concertos. O Vocal Consort Blumenauensis é um grupo de produção de alto nível, produção vocal, inclusive, onde grande parte dos integrantes são da própria comunidade, que tem a oportunidade de se apresentar ao grande público”, declara o produtor cultural Rodrigo Dal Molin, à frente da Verbo Projetos.
O Vocal Consort Blumenauensis é formado por cantores de Blumenau e região e tem como objetivo fomentar e divulgar a música coral clássica em Blumenau e região. O embrião para a fundação do coro surgiu em 2011, quando cantores liderados por Marcos Liesenberg e Roberto Rossbach se reuniram para realizar um concerto sacro. O concerto de estreia do coro de câmara Vocal Consort Blumenauensis, denominado “Soli Deo Gloria”, ocorreu em 2012, no Teatro Carlos Gomes, em Blumenau, cuja obra principal foi o moteto “Jesu, meine Freude” (BWV 227), de Johann Sebastian Bach. O grupo tem em seu currículo séries de Concertos de Natal em igrejas de Blumenau, com villancicos do século XVI, canções natalinas tradicionais, spirituals e obras do século XX (Concertos em 2013, 2014, 2021), o Concerto “Mestres do Barroco” (2014), o concerto cênico “Folia Renascentista” – uma noite de madrigais e canções da Renascença, com trajes de época (2015), a série de Concertos de Advento “Magia de Natal” (2015) e o concerto de música coral “Cantate Domino – Tributo a Marcos Liesenberg (2016). Nos anos de 2017, 2018 e 2019, o coro realizou participações especiais em concertos da Orquestra da FURB, destacando-se o Concerto de Advento (2017), o Culto Concerto com a Orquestra de Cordas da FURB (2018) e o Concertos Comemorativos da Orquestra da FURB pelos 20 anos (2019). Participou da série Grandes Concertos da Igreja do Espírito Santo, nas temporadas de 2023 e 2024 e da temporada de Pequenos Concertos de 2025. Até agosto de 2015 o coro recebeu a orientação vocal do tenor Marcos Liesenberg. Desde a sua fundação, o coro está sob a regência do maestro Roberto Rossbach.
O coro conta com as Sopranos Carla Rieger; Cecília Isabela Meier; Dina Moser; Elke Haas Fonseca; Laizy da Silva; Melissa Knaesel. Contraltos: Lucas Speck; Melita Bona; Noemi Kellermann; Tatiane Krüger Niebuhr; Vânia Martins de Souza Almeida. Tenores: Lúcio Mello; Reyber Alejandro Adams; Tiago Pereira; Tiago Pizarro Castro. Baixos: Marcos Silva; Marcos Klabunde; Matheus Teixeira; Paulo Visconti; Rodrigo Augusto Rodrigues; Victor Bona. Piano: Hélder Cadore. Direção artística e regência: Roberto Rossbach.
O projeto Concertos na Igreja do Espírito Santo 2024/2025 é aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet (PRONAC 221996), conta com o apoio da Rádio União e da Escola Barão. Patrocínios: Acearia Frederico Missner; Agro Timbó Distribuidora; Altenburg; Cartondruck; Grupo Breitkopf; Karsten; Stuttgart Artigos Finos; Tarpan; Volvo Dicave; Weg e 43 SA Gráfica e Editora. Realização da Comunidade Luterana Blumenau Centro e Ministério da Cultura do Governo Federal. Acompanhe as novidades pelo www.instagram.com/luteranablumenaucentro
SERVIÇO
Série de Grandes Concertos da Igreja Luterana do Espírito Santo 2025, em Blumenau
Concerto com Vocal Consort Blumenauensis
Dia 14 de dezembro (domingo), às 19h30
Na Comunidade Luterana do Espírito Santo em Blumenau (R. Amazonas, 119, bairro Garcia)
Entrada gratuita e aberta à comunidade, conta com audiodescrição (AD) e LIBRAS.
PROGRAMA DA NOITE
– Orlando di Lasso (c.1532 – 1594), Conditor alme siderum (séc. XVI)
– Anônimo (Cancioneiro de Upsala, 1556), Ríu, ríu, chíu
– Michael Praetorius (1571-1621), Psallite, unigenito (1607)
– Francisco Guerrero (1528 -1599), A un niño llorando al yelo (séc. XVI)
– Juan Pérez de Bocanegra (fl. início do séc. XVII), Hanacpachap cussicuinin (1631)
– Giovanni Giacomo Gastoldi (c.1554 – 1609), A lieta vita (1591)
– Ralph Vaughan Williams (1872 – 1958), Magnificat (1932)
– Ole Gjeilo (n. 1978), Ubi caritas (2001)
– Ole Gjeilo (n. 1978), The Ground (2008)
– John Leavitt (n. 1956), Missa Festiva (1988-1991), Kyrie, Gloria, Credo, Festival Sanctus, Agnus Dei
– John Leavitt (n. 1956), Hodie, Christus natus est (s.d.).
VISITAS GUIADAS
O projeto conta com visitas guiadas públicas e gratuitas na Igreja Luterana do Espírito Santo em Blumenau, aos sábados das 9h30 às 12h30. Apresentações musicais às 10h30 dos sábados de 2024/25. Agendamentos para estudantes pelo (47) 3322-0587.
EQUIPE TÉCNICA DO PROJETO
O projeto é uma realização da Comunidade Luterana Blumenau Centro, sua diretoria e pastores, e conta com a equipe técnica:
Direção de produção: Rodrigo Dal Molin – Verbo Projetos
Curadoria: Melita Bona
Produção visual: Conquest Filmes
Formação dos guias: Cristiane Lindner
Oficina e organista residente: Cleonir Zimmermann
Social Mídia: Gear Digital
Patrocínios: Acearia Frederico Missner; Agro Timbó Distribuidora; Altenburg; Cartondruck; Grupo Breitkopf; Karsten; Stuttgart Artigos Finos; Tarpan; Volvo Dicave; Weg e 43 SA Gráfica e Editora.
Apoio: Rádio União e Escola Barão do Rio Branco
Realização: Comunidade Luterana Blumenau Centro e Ministério da Cultura do Governo Federal.















