As ações são gratuitas e possuem quatro linhas de pesquisa: Imagens, Animais, Figurinos/Adereços e Pessoas, com quatro horas de duração cada etapa, ministradas pelo ator, diretor de teatro, e arte-educador Roberto Morauer
Composição, imagens e formação em teatro em destaque. Em setembro e outubro, às cidades de Rio do Sul, Ibirama e Itajaí recebem o projeto Construção de Personagem em Quatro Atos. As oficinas são gratuitas e acontecem a partir de quatro linhas de pesquisa: Imagens, Animais, Figurinos e Adereços, e Pessoas, com quatro horas de duração cada etapa; e serão ministradas pelo ator, diretor de teatro, e arte-educador Roberto Morauer. São 15 vagas para cada turma, e as aulas são voltadas para estudantes de teatro, atores e atrizes independentes, a partir de 14 anos. As ações acontecem em local com acessibilidade arquitetônica e as inscrições podem ser feitas pelo formulário https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd7H75klraQZ7fxFEXc2aV0ptZ3Dvtj0jZxNZY5nD4A5t0VeA/viewform – Confira a programação completa logo abaixo.
“Após as aulas, os participantes farão em seus municípios uma intervenção teatral com personagens criados nas oficinas. As intervenções terão como fio condutor um tema a ser escolhido juntamente com os grupos das oficinas e serão realizadas para o público composto por estudantes de ensino médio ou educação de adultos e educadores de cada município”, explica a produtora cultural Camila Pimenta. “Após as Intervenções Teatrais será realizado uma Roda de Conversa com o público”, complementa Camila. Tanto as intervenções quanto as rodas de conversa contarão com tradução em LIBRAS.
“Trabalhar a construção de personagens a partir das linhas de pesquisa propostas no projeto sempre resulta em belíssimas surpresas. Cada participante se apropria da técnica e a partir de suas composições, passa a dar vida a personagens criados. Além disso, o projeto contribui para o aperfeiçoamento de estudantes, atores e diretores teatrais de municípios que nem sempre têm acesso a produções e formação teatral e ainda, para o fomento do teatro em Santa Catarina”, afirma o ator, diretor de teatro, e arte-educador Roberto Morauer, à frente da Atuar Assessoria, Arte, Educação e Cultura.
A oficina contempla pesquisas por meio de: Imagens: Composição de uma corporeidade a partir de imagens, escolhidas previamente pelo participante. Animais: Composição de uma corporeidade a partir da pesquisa sobre imagens, vídeos e sons de um animal previamente escolhido. Figurinos e Adereços: Composição de uma corporeidade a partir das formas e sensações causadas por uma vestimenta. Pessoas: Composição de uma corporeidade a partir da observação e imitação de uma pessoa previamente escolhida. Segundo Roberto Morauer, parte dos processos de criação de personagens propostos pelo projeto, baseiam-se na técnica da Mímese Corpórea; criada pelo Lume Teatro, grupo vinculado à UNICAMP, fundado em 1985; a partir das pesquisas de Luís Otávio Burnier e que hoje é uma referência na pesquisa da arte do ator. “As oficinas propostas neste projeto pretendem ser uma experimentação para os estudantes, que serão motivados a darem sequência a elas a fim de aprofundarem a técnica”, conclui Morauer.
Proposta Cultural realizada com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2024. Acompanhe as novidades pelo www.instagram.com/atuarassessoria7
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Oficinas de teatro do projeto Construção de Personagem em Quatro Atos, em Rio do Sul, Ibirama e Itajaí
Em Rio do Sul
Oficinas: dias 20 e 21 de setembro, sábado e domingo, das 8h00 às 12h00, das 13h30 às 17h30
Fundação Cultural de Rio do Sul (R. Ruy Barbosa, 204, Budag)
Intervenção: 22 de setembro, segunda-feira, às 19h
Na EEB Francisco Altamir Wagner (Estr. Boa Esperança, 2590, Fundo Canoas)
Em Ibirama
Oficinas: Dias 4 e 5 de outubro, sábado e domingo, das 8h às 12h; das 13h30 às 17h30
No Salão do Colégio Hamônia (R. Dr. Getúlio Vargas, 454, Centro)
Intervenção: Dia 6 de outubro, segunda-feira, às 19h30
Na EEB Gertrud Aichinger (R. Imbuia, 150, Centro)
Em Itajaí
Oficinas: Dias 18 e 19 de outubro, sábado e domingo, das 8h às 12h; das 13h30 às 17h30
Na Casa da Cultura Dide Brandão (R. Hercílio Luz, 655, Centro)
Intervenção: Dia 20 de outubro, segunda-feira, às 20h
Escola Victor Meirelles (Rua Gil Stein Ferreira, 318, Centro)
Inscrições pelo formulário https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd7H75klraQZ7fxFEXc2aV0ptZ3Dvtj0jZxNZY5nD4A5t0VeA/viewform
Todas as ações são gratuitas e voltadas para estudantes de teatro, e atores e atrizes independentes, a partir de 14 anos.
ROBERTO MORAUER
(Proponente do projeto, produtor executivo e ministrante das oficinas)
É ator desde 1994. Graduado em Artes pela FURB, Bacharel em Interpretação Teatral (2007) e Licenciatura em Teatro (2022). É fundador da Cia Carona de Teatro (1995) e do Detalhe Teatro (2002) e da Cia Quiçá de Artes Cênicas (2024). Atualmente é diretor, ator, professor e produtor cultural. Desde o início da carreira atuou em 23 espetáculos e dirigiu 51 montagens. Atuou em três séries de TV e 1 Websérie e no cinema participou da produção de dois longa-metragens, atuou em uma minissérie e em um média metragem. Foi professor da Rede Estadual e Municipal de Ensino em Blumenau (1990/95), Itajaí (2007) e Rodeio (2021/22), da Secretaria Municipal de Assistência Social de Blumenau (1998), Carona Escola de Teatro, Blumenau (2008). Entre oficinas ministradas estão Contação de Histórias a Partir de Elementos Teatrais, Blumenau (2020 e 2022), Leitura Dramática, Blumenau (2022), Construção de Personagem em 4 Atos, Blumenau (2022), Salete, Timbó, Indaial, e Gaspar (2024).
EQUIPE TÉCNICA PROJETO
Realização: Atuar: Assessoria, Arte, Educação e Cultura
Produtor executivo e ministrante das oficinas: Roberto Morauer
Produção cultural: Camila Pimenta Santos
Fotógrafa e Designer: Sabrina Marthendal
Intérprete de LIBRAS: Cynthia Philippi
Divulgação cultural: Nane Pereira Comunicação e Arte (NPCA).