0
Compartilhar

No total, serão seis apresentações gratuitas, nos dias 7, 14 e 28 de abril, voltadas a alunos e professores da EEB Prof. Julio Scheidemantel, EM Padre Martinho Stein e EM Maurício Germer

Música nas escolas. Nos dias 7, 14 e 28 de abril, o Grupo Vocal Syahamba leva concertos didáticos a três instituições da rede pública de ensino de Timbó. No total, serão seis apresentações gratuitas, voltadas a alunos e professores das escolas: EEB Prof. Júlio Scheidemantel, EM Padre Martinho Stein e EM Maurício Germer. As ações pretendem incentivar a produção e a difusão da Música Popular Brasileira (MPB) nas escolas, com arranjos exclusivos, mais difusão da música erudita, lírica e clássica, trabalhada pelo quarteto de cantores de Santa Catarina.

“O projeto Grupo Vocal Syahamba – Concertos Didáticos surgiu do anseio de levar música para as escolas de forma atrativa e informativa, além de uma apresentação que irá destacar grandes clássicos e compositores da MPB. A proposta leva aos jovens espectadores algumas curiosidades e informações sobre o repertório apresentado, com apresentação das canções pelo grupo vocal”, explica o maestro Cristiano Florencio.

Grupo Vocal Syahamba – Foto: Samuel de Oliveira

Para a soprano do Syahamba, Jussara Florencio, o projeto incentiva a formação de plateia. “É na escola que se grava na alma delicada de cada criança a identidade musical definitiva. Ações como esta contribuem diretamente com a formação de público e, consequentemente, é uma ferramenta de difusão da arte e da cultura, além de incentivar novos futuros artistas”, acrescenta Jussara.

No repertório das apresentações estarão as canções: As Pastorinhas (Noel Rosa e João de Barro); Brejeiro (Ernesto Nazareth); Cantores do Rádio (Lamartine Babo/Alberto Ribeiro/João de Barro); Feitiço da Vila (Noel Rosa/Vadico); Conversa de Botequim (Noel Rosa/ Vadico/ Francisco Alves); Jura (Sinhô); Lua Branca (Chiquinha Gonzaga); Luar na Mata (Bento Mossurunga); Vá Pensiero (Giussepi Verdi) e Siyahamba (Tradicional Zulu).

“A arte de cantar em grupo ou canto coral é muito antiga. Nossos principais objetivos nos concertos didáticos são: como organizar o repertório; a forma de ensaio com cada voz para se formar a harmonia; apresentar e fomentar para os alunos sobre a importância de cantar em grupo. Estudar sobre os mais diversos compositores, sobre a diversificação rítmica trazida pelos colonizadores e pela influência dos compositores”, revela Cristiano Florencio.

O projeto Grupo Vocal Syahamba – Concertos Didáticos é patrocinado pelo Edital Aldir Blanc 2021 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.

Grupo Vocal Syahamba – Foto: Samuel de Oliveira

GRUPO VOCAL SYAHAMBA
Surgiu em 1999, em Timbó, Santa Catarina. Nos mais de 16 anos de atuação, o grupo se dedicou ao estudo da música e às aulas de preparação vocal. A qualidade musical e o vocal diferenciado são os grandes destaques do trabalho do Syahamba, que tem em seu repertório a Música Popular Brasileira, com arranjos ao estilo clássico, erudito e lírico. O grupo é formado pelos musicistas Cristiano Florêncio (Maestro/Baixo), Eduarda Florencio (Contralto), Jussara Zermiani Florêncio (Soprano) e João Roberto Idésio (Tenor). Atualmente, o grupo está em processo de produção do primeiro álbum que deve ser lançado ainda em 2022. O nome Syahamba foi escolhido pelo grupo por conta do seu significado: “Nós estamos caminhando”. Acompanhe as novidades pelo www.instagram.com/grupovocalsyahamba

SERVIÇO
Grupo Vocal Syahamba – Concertos Didáticos, em Timbó
Dia 7 de abril: às 10h e às 14h, na EEB Prof. Júlio Scheidemantel (Rua Itapema, 452, Quintino)
Dia 14 de abril: às 10h e às 14h, na EM Padre Martinho Stein (Rua Rodolfo Piske, 310, Padre Martinho Stein)
Dia 28 de abril: às 10h e às 14h, na EM Maurício Germer (Rua Saudades, 555, Vila Germer)
Ações gratuitas e voltadas para alunos e professores das escolas.

De março a dezembro deste ano, o Vale do Rio Tijucas recebe o projeto CircoCineClube, com sessão de cinema e ações gratuitas para toda a comunidade

Post anterior

CEIs de Blumenau e Ilhota recebem oficinas do projeto Vivências Teatrais na Educação Infantil

Próximo post

Leia também