0
Compartilhar

Arte, afeto e boas histórias para ouvir e contar. Cerca de 500 pessoas prestigiaram a circulação do projeto Conta Que Te Conto, da artista timboense Gilmara Goulart, referência em contação de histórias no estado de Santa Catarina. Em maio, as apresentações circularam pela APAE e EM Professor Nestor Margarida, em Timbó; pela EEF Senador Francisco Benjamin Gallotti, em Rodeio; EEB Leopoldo Koprowski, em Benedito Novo; Museu da Imigração de Rio dos Cedros; Escola Municipal Rio Denecke e Escola Municipal Barra da Prata, em Vitor Meireles; e na Associação Missão Resgate Amigo Esperança, em Blumenau. No total, foram 10 apresentações totalmente gratuitas, voltadas à estudantes de escola pública e instituições que atendem pessoas com deficiência. Todas as ações contaram com tradução em LIBRAS. “As apresentações foram muito importantes, pois contribuem para a formação cultural dos estudantes, haja visto que a comunidade escolar é carente e não dispõem de espaços culturais para assistir tais apresentações. Os alunos gostaram da apresentação, principalmente da parte da acessibilidade em LIBRAS que para eles era novidade”, celebra a orientadora educacional da EEB Leopoldo Koprowski, Jessica Lenz Maas.

Projeto Conta Que Te Conto, da artista timboense Gilmara Goulart – Foto: Juan Lucca Bonacolsi

“A apresentação Conta que Te Conto foi um sucesso entre as crianças. Com sua criatividade e encanto, ela transportou os pequenos para um mundo de imaginação, deixando sorrisos e memórias felizes em cada um deles. Trouxe muito aprendizado e conhecimento através da tradução em libras. Parabéns a todos os envolvidos por proporcionarem momentos tão especiais”, declara a auxiliar de Direção da EM Professor Nestor Margarida, Tatiana Dickmann.

Projeto Conta Que Te Conto, da artista timboense Gilmara Goulart – Foto: Juan Lucca Bonacolsi

Segundo a artista Gilmara Goulart, a circulação foi muito importante para a trajetória de seu trabalho. “Uma vez que ele pôde transitar por territórios descentralizados, indo ao encontro de outros públicos. A contação de histórias fortalece a identidade cultural e resgata memórias, criando um senso de pertencimento junto à comunidade, o que é muito especial ao meu trabalho com as narrativas orais”, comemora Gilmara.

Projeto Conta Que Te Conto, da artista timboense Gilmara Goulart – Foto: Juan Lucca Bonacolsi

A proposta do projeto é executada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc. Acompanhe as novidades pelo www.instagram.com/vemcultural

Projeto Conta Que Te Conto, da artista timboense Gilmara Goulart – Foto: Sabrina Marthendal

GILMARA GOULART
É artista, contadora de histórias, mediadora literária e gestora cultural. Graduada em Pedagogia, Especialista em Educação: Leitura, Literatura e Letramento, e Mestre em Educação. Diretora da Escola de Artes VEM Cultural de Timbó, professora e coordenadora do Projeto Uni Duni Tê – Contadores de Histórias de Timbó. Trabalha há mais de 15 anos com espetáculos de Contação de Histórias e oficinas literárias. Atua em cursos de pós-graduação em Contação de Histórias e Literatura Infantil. Presidente da Academia de Letras do Brasil Santa Catarina, Seccional Timbó. Sua principal publicação é ‘Narrativas tecidas no letramento familiar: histórias de idosos produtores de textos’, sua dissertação de mestrado. Circulou no Projeto Baú de Histórias do SESC (SC) com o espetáculo “Contos Orientais”, durante o ano de 2023. Participou, em maio de 2024, do 13º. Encontro Internacional de Contadores de Histórias/BOCA DO CÉU, em São Paulo. Atua em diversos projetos culturais na região do Vale do Itajaí.

FICHA TÉCNICA
Contação de histórias: Gilmara Goulart
Produção Executiva: Deda Silveira
Assistente de produção: Juan Lucca Bonacolsi
Designer Gráfico: Amélie de Oliveira
Tradução em LIBRAS: CML – Comunicação e Mentoria em Libras
Audiodescrição: Voz da Visão.

Lançamento de websérie sobre qualidade de vida na terceira idade ocorre no dia 1º de julho, na ETSUS Blumenau

Post anterior

Inscrições para bolsas de estudos da 6ª edição do Projeto Cultura para Todos, do Teatro Carlos Gomes Blumenau, seguem até terça-feira (24/06)

Próximo post

Leia também