0
Compartilhar

As lives ocorrem às 19h pelo canal do YouTube da Ativa Rede Cultura. O projeto, da produtora e arte-educadora Deda Silveira é viabilizado pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, de Blumenau

Arte, imagem, literatura em diálogos pela janela virtual. Nos dias 8, 9, 22 e 23 de fevereiro, quatro encontros formativos on-line irão propor diálogos sobre a imagem na literatura, onde a produtora e arte-educadora Deda Silveira partilha a fala com três pesquisadoras de referência no estado de Santa Catarina: Maria Laura Spengler, Josiane Geroldi e Sueli de Souza Cagneti. As lives ocorrem sempre às 19h pelo canal Ativa Rede Cultura no YouTubewww.youtube.com/AtivaRedeCultura. Os encontros contarão com a mediação da artista e arte-educadora Gilmara Goulart e da atriz e produtora cultural Andréa Rosa.

No dia 8, a abertura do ciclo de conversa será com a produtora cultural, idealizadora, e proponente do projeto Encontros Formativos: A imagem como Reflexo da Cultura – Abordagem na Literatura, Deda Silveira. Ela falará sobre o tema Palavra Ilustrada: reflexões sobre narrativas visuais. “É uma reflexão acerca de como constituímos nosso universo simbólico desde a primeira infância. Também, de como a forma a qual nos relacionamos com as imagens reflete reconhecimento e rememoração de experiências individuais e coletivas. A abordagem trará um olhar para a importância da alfabetização visual durante as infâncias, compreendendo o papel potencializador da literatura e do objeto livro nesse processo”, explica Deda.

No dia 9, a doutora em Educação Maria Laura Spengler fala sobre o tema Para ler imagens e significar a cultura no livro ilustrado. A discussão apresenta o livro ilustrado contemporâneo, (re)significado pelo conjunto da palavra, da imagem e do projeto gráfico. “Enquanto produção cultural para crianças e jovens, é objeto para a experiência estética. A reflexão sobre o tema intenciona a compreensão do livro enquanto produtor de significados pelo conjunto de leituras possíveis”, revela Maria Laura.

Já no dia 22, a conversa é com a artista e pesquisadora Josiane Geroldi, com o tema  Imagens de Dentro: aspectos da visualidade na narração de histórias. “Será uma conversa sobre a afirmativa de que contar histórias é construir imagens internas, tanto para quem conta quanto para quem ouve. Quanto mais clara é a imagem para o narrador, mais o ouvinte se entrega às suas próprias imagens, buscando no seu repertório de experiências produzir sentidos para o que ouve e sente”, afirma Josiane.

E para finalizar o ciclo de encontros formativos, no dia 23, a professora, pesquisadora e crítica de literatura, Sueli de Souza Cagneti, aborda o tema Imagens visuais: uma presença crescente no mundo literário. “Por que tantas imagens visuais, especialmente na Literatura para crianças e jovens? Cinema e fotografia deram ao mundo um novo conceito de imagem, de cor, de códigos. O hibridismo, presente nas diferentes áreas do mundo contemporâneo, avança sempre e mais também na arte literária. E o diálogo entre textos verbais e visuais, assim como a substituição de uma narrativa verbal por um texto visual é hoje uma constante. Daí a necessidade de encontrarmos novos jeitos de ler”, comenta Sueli.

O projeto Encontros Formativos: A imagem como Reflexo da Cultura – Abordagem na Literatura, de Desiree Silveira (Deda Silveira), é viabilizado por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (Lei nº 14.017/2020), no município de Blumenau.

SERVIÇO
Encontros formativos on-line: A imagem como reflexo da cultura, abordagem na literatura
08/02: abertura com Deda Silveira, tema: Palavra Ilustrada: reflexões sobre narrativas visuais
09/02: com Maria Laura Spengler, tema: Para ler imagens e significar a cultura no livro ilustrado;
22/02: com Josiane Geroldi, tema: Imagens de Dentro: aspectos da visualidade na narração de histórias;
23/02: com Sueli de Souza Cagneti, tema: Imagens visuais: uma presença crescente no mundo literário;
Sempre às 19h, pelo canal www.youtube.com/AtivaRedeCultura
Evento gratuito e aberto a toda comunidade
Duração de cada encontro: 60 min.

Deda Silveira/Arquivo pessoal

Deda Silveira/Arquivo pessoal

DEDA SILVEIRA
Produtora Cultural, artista e arte educadora. Licenciada em Artes Visuais e Especialista em Arte educação. Há 18 anos implementa, assessora e coordena projetos nas áreas de Artes Cênicas, Literatura e Artes Visuais. Com atuação no Vale do Itajaí, nas cidades de Indaial, Timbó, Gaspar, Itajaí e, em especial, Blumenau onde é técnica de Cultura do Sesc. É membro do Conselho Municipal de Política Cultural de Blumenau e da Ativa Rede Educação e Cultura, de Itajaí/SC. Na Literatura, atua como Membro do Comitê Regional do Proler Blumenau, desde 2013, tendo integrado também por dois anos o Comitê Regional do Proler da cidade de Gaspar. Atua na produção de grandes eventos literários, como a Feira do Livro de Timbó, Feira do Livro e Movimento de Literatura na Praça da cidade de Gaspar e Sopros Literários, em Itajaí. Pelo Sesc idealizou e coordenou as três edições da Feira do Livro do Sesc e produziu localmente cinco edições do projeto estadual Maratona de Contos e sete edições do Baú de Histórias. Na mediação literária, seu trabalho é voltado para a pesquisa sobre o papel da imagem na literatura.

Maria Laura Spengler/Arquivo pessoal

Maria Laura Spengler/Arquivo pessoal

MARIA LAURA SPENGLER
Pedagoga (Furb-SC), Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com experiência docente na Educação Infantil, anos iniciais e ensino superior. Especialista em Gestão Escolar e Interdisciplinaridade, pela Faculdade de Joinville e especialista em Psicopatologia da Infância e Adolescência pela Sociesc. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Vice-líder do grupo de pesquisa em literatura Infantil e juvenil e práticas de mediação literária – LITERALISE (UFSC). Atualmente é professora do curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Leitora votante da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).

Josiane Geroldi/Arquivo pessoal

Josiane Geroldi/Arquivo pessoal

JOSIANE GEROLDI
Narradora de histórias, atriz e pesquisadora da literatura e da oralidade pela Cia Contacausos. É graduada em Letras Português e Respectivas Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Comunitária da Regional de Chapecó (Unochapecó). Cursa Especialização Lato Sensu em Narração Artística pela Facon – Faculdade de Conchas – Polo A Casa Tombada – São Paulo/SP. Em seu repertório, já estreou nove espetáculos narrativos com os quais tem participado de importantes festivais de contadores de histórias, teatro, artes integradas e projetos de fomento e circulação literária de instituições como o Sesc, Sesi, prefeituras, fundações e centros culturais brasileiros. Além de ter o trabalho reconhecido e premiado em editais e prêmios do Ministério da Cultura e da Fundação Nacional da Artes (Funarte) e nos Editais de Fomento às Linguagens artísticas do município de Chapecó/SC e da Fundação Catarinense de Cultura. Atua na coordenação e como produtora cultural na Nossa Maloca Sítio Cultural – espaço de criação e residência artística.

Sueli de Souza Cagneti/Arquivo pessoal

Sueli de Souza Cagneti/Arquivo pessoal

SUELI DE SOUZA CAGNETI
Professora, pesquisadora e crítica de literatura. É Mestre em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Doutora em Letras e Literatura Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP) com pós-doutorado na Itália. Foi professora de Pensamento Contemporâneo no Mestrado de Patrimônio Cultural e Sociedade e de Literatura Infantil nos cursos de Letras e Pedagogia da Univille. É membro votante da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Dedica-se hoje a consultorias e à produção escrita sobre literatura infantil e juvenil e pedagogia da leitura.

Estão abertas as inscrições para o 1º Festival Multicultural de Barra Velha

Post anterior

3ª edição do Festival de música on-line Ficaí ocorre nos dias 18 e 19 de fevereiro e contará com apresentações de 10 artistas de Blumenau

Próximo post

Leia também