0
Compartilhar

O disco reúne nove músicas compostas e escritas pela artista nos últimos seis anos e conta com participações especiais de Raíssa Fayet, Flávio Marciano, Gustavo Sevegnani e Du Gomide

Música, tons, sons orgânicos e arte. A cantora e compositora Clara Poema acaba de lançar o álbum Todas as Plantas em plataformas digitais, como Spotify, Deezer e Apple Music. O disco reúne nove músicas compostas e escritas por Clara nos últimos seis anos. “Todas as Plantas é feminino, mistério, floresta úmida, um vislumbre através da fresta da alma de uma mulher. O álbum segue uma narrativa que se inicia na experiência uterina, passando pelo amor, pela maternidade, pela separação, culminando em uma epifania de si mesma”, explica Clara Poema. “A sonoridade do disco incorpora guitarras psicodélicas a sons orgânicos, flautas e uma clara influência do rock psicodélico sessentista e da tropicália a letras que remetem às sensorialidades e aos ritos de passagem da vida da mulher”, acrescenta a artista.

Ouça Todas as Plantashttps://spoti.fi/3M0FQ4M 

Clara Poema – Foto: Mateus Rosa

O álbum foi gravado na Chapada dos Veadeiros, em Goiás, entre 2020-2021, em um processo artesanal e em clima pandêmico. Conta com produção de Goiaba Tranquilo e masterização de Braz Torres (Carne Doce, Mariana Fróes, Rodrigo Alarcon). Com participações especiais, de Raíssa Fayet, Flávio Marciano, Gustavo Sevegnani e Du Gomide; e backing vocals de Júlio Inácio, Carol Voigt e Goiaba Tranquilo, o disco contém nove canções: Águas; Catavento; Chuva; Maré de Lua Cheia (produzida por Raíssa Fayet); Flor da Manhã; Cobalto; Sequóia (part. especial: Flávio Marciano na guitarra); Nem (part. especial: Gustavo Sevegnani na guitarra); Pro Céu Sem Sol (part. especial: Du Gomide na viola caipira). A arte da capa foi produzida pela artista visual Vanessa Neuber.

“O álbum Todas as Plantas é uma experiência transcendental, de reconexão com nosso estado natural, e essa experiência fluída do tempo que passa de um jeito muito particular dentro de nós. Das relações que criamos com o mundo, com dores e amores, e com as plantas em uma existência orgânica em todas as suas nuances. O processo de criação e produção do álbum que atravessou biomas brasileiros, nessa conexão entre Mata Atlântica e Cerrado pode ser sentida na essência de cada música, carregadas de chão, de planta, de lua e de fases”, comenta Tatiane Hardt, proponente do projeto Todas as Plantas, que acompanhou de perto toda a concepção do disco.

Clara Poema – Foto: Mateus Rosa

Clara Poema é cantora e compositora brasileira, natural do Rio de Janeiro (RJ). Multiartista, poeta do feminino e do mundo natural. Foi integrante e compositora na banda Ozuê, com a qual lançou álbum homônimo, em 2012, que contou com as participações do mestre Tião Carvalho e da cantora e pesquisadora Renata Rosa. As composições de “Ozuê”, inspiradas nas paisagens sonoras populares do Brasil, ganharam regravações e interpretações do Coro da FURB, Coro da ETEVI, Coro Txai, do grupo português “Aqui Há Ó”, e da cantora Carol Voigt. Em 2019, Clara Poema lançou-se como artista solo com o single “Caraíva”, produzido por Renato Pimentel. Em 2022, a artista lança o álbum solo “Todas as Plantas”. Acompanhe as novidades pelo www.instagram.com/a.clarapoema

O projeto Todas as Plantas, de Tatiane Hardt, é aprovado pelo 2º Prêmio Herbert Holetz do Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau, edital 004/2019.

Capa do álbum: Todas as Plantas
Arte: Vanessa Neuber

FICHA TÉCNICA ÁLBUM
Todas as Plantas, de Clara Poema
Letras, músicas, voz: Clara Poema
Produção: Goiaba Tranquilo
Gravação e Mixagem: Goiaba Tranquilo
Masterização: Braz Torres
Violões: Goiaba Tranquilo, Clara Poema
Contrabaixo: Anco Marcos, Goiaba Tranquilo (em “Sequóia”)
Bateria/percussão: Raphael Mosquito, Lucas Tomé (em “Flor da Manhã”)
Guitarras: Goiaba Tranquilo, André Ribeiro
Flautas em “Catavento”: Clara Poema
Backing Vocals: Júlio Inácio, Carol Voigt, Goiaba Tranquilo
Participações Especiais: Raíssa Fayet e Ester de Maria (produção e efeitos em “Maré de Lua Cheia”), Flávio Marciano (guitarra em “Sequóia”), Du Gomide (viola caipira em “Pro Céu Sem Sol) e Gustavo Sevegnani (guitarra em “Nem”)
Direção do videoclipe de “Maré de Lua Cheia”: Ester de Maria
Fotos: Mateus Rosa
Ilustração e design gráfico: Tita Tinta Ilustra
Arte da capa: Vanessa Neuber
Produção executiva: Soila Freese – Mono Produções.

Artista Mazin Silva faz sucesso em apresentações nas escolas públicas de Blumenau

Post anterior

Banda Municipal de Blumenau leva 20 concertos didáticos a escolas de cinco cidades do Vale do Itajaí

Próximo post

Leia também