As apresentações são gratuitas e individuais e ocorrem, das 10h às 12h, no estacionamento do Supermercados Archer
Caixas misteriosas, teatro de caixa, arte e encantamento. No dia 1º de dezembro, o 3º BQ(en)cena traz a Nova Trento dois espetáculos e uma caixa instalação, “Do lado de Lá”, “O Quarto de Edith ” e “Pausa para Olhar o Tempo”, da intervenção Espia Só, da Cia Andante (SC). As apresentações, que possuem tempo estimado de três a quatro minutos, são gratuitas e individuais (um espectador por vez) e ocorrem, das 10h às 12h, no estacionamento do Supermercados Archer, no Centro. A classificação indicativa é a partir de 5 anos.
“Espia Só! Significa observar em segredo. Uma maneira admirada de convidar alguém para ver algo extraordinário. O projeto é uma intervenção de Teatro Lambe-lambe, constituída de dois ambientes teatrais: uma tenda e três caixas, montadas por duas ciganas que apresentam seus espetáculos”, explica a diretora da intervenção e bonequeira, Jô Fornari.
A Cia Andante nasceu em Itajaí (SC) e atualmente reside em Canelinha (SC). A Companhia se dedica ao teatro de animação e à palhaçaria desde 2005. No fim do mês de novembro, o 3º BQ(en)cena levará as apresentações para a cidade de Nova Trento. Acompanhe as notícias e as novidades pelo www.prismacultural.com.br ou www.facebook.com/prismaculturall
TEATRO DE CAIXA
O teatro lambe-lambe, teatro de animação ou caixa misteriosa, é uma linguagem de formas animadas que ocupa um espaço cênico mínimo formado por um palco miniatura confinado em uma caixa que lembra as antigas caixas de fotografias lambe-lambe. Nesse espaço são apresentadas peças teatrais de curtíssima duração, através da manipulação de bonecos. Os espetáculos são encenados para um espectador por vez – por um dos lados o manipulador encena o espetáculo e pelo outro o espectador espia. Totalmente isolada da luz e sons externos, pois manipulador e espectador possuem a cabeça coberta por um pano e ouvidos protegidos por fones auriculares que transmitem a sonoplastia do espetáculo. Nasceu em Salvador, Bahia, no ano de 1989, criada pelas bonequeiras e pedagogas, Ismine Lima e Denise dos Santos. Isto ocorreu a partir da observação dos antigos fotógrafos de rua da década de 1960, os chamados “lambe-lambe”. Dali surgiu a ideia de reaproveitar as caixas como espaço cênico.
SINOPSES DOS ESPETÁCULOS
Do Lado De Lá: Às vezes desejamos a felicidade lá longe, sem perceber que ela pode estar …do lado. Inspirado no livro ” A flor do lado de lá” de Roger Mello, espetáculo apresenta a história de uma boneca de pano e seu objeto de desejo. Com Jô Fornari. Duração: 3 minutos.
O Quarto de Edith: O que será que existe de tão importante dentro do quarto de Edith para que Cindy, a gata manhosa e brincalhona, insista tanto em entrar? Essa é uma aventura que pode nos levar a uma grande descoberta. Com Rafaela Kinas. Duração: 3 minutos.
Pausa para Olhar o Tempo: A caixa-instalação propõe um olhar e uma escuta. Olhar para aquilo que se vê e ouvir aquilo que não se vê. O que você vê e ouve quando olha o tempo? Duração: livre.
BQ(EN)CENA
A terceira temporada de teatro do BQ(en)cena ocorre de outubro de 2017 a abril de 2019, com apresentações nas cidades de Brusque, Botuverá, Guabiruba, Nova Trento e Florianópolis. Com realização do Ministério da Cultura e PrismaCultural, o 3º BQ(en)cena conta com o apoio, patrocínio máster, das empresas Guabifios e Trust Trading Company; e, patrocínio standard, do Supermercados Archer, RVB Malhas, Zen S/A e ZM S/A.
SERVIÇO
3º BQ(en)cena apresenta espetáculos do projeto Espia Só, da Cia andante (SC)
Dia 1º de dezembro, em Nova Trento, das 10h às 12h
No estacionamento do Supermercados Archer S.A (Rua Nicolau Bado, 244, Centro)
Classificação indicativa: a partir de 5 anos
Apresentações gratuitas e abertas ao público.
FICHA TÉCNICA
Teatro Lambe-lambe, Espia Só, da Cia Andante (SC)
Direção geral e produção: Jô Fornari
Direção de cena: Marcelo F. de Souza
Dramaturgia e roteiro: Cia andante
Manipuladoras: Jô Fornari e Rafaela Kinas
Cenário: Roberto Gorgati
Design gráfico e Figurinos: Daniel Olivetto
Orientador de pesquisa da Cultura Cigana: Lourival Andrade Junior
Trilha sonora: Fabio Kabelo e Paulo Freire