0
Compartilhar
Oficinas-Colmeia-2015-Gemmadesign-10-10

Arte: Osvaldo Gemma

O Grupo de Trabalho Oficinas, da quarta edição do Coletivo Laboral Multicultural de Experimentações e Intervenções Artísticas (COLMEIA) traz nos dias 19 e 20 de setembro, no Teatro Carlos Gomes, nove oficinas. A programação mostra o aprendizado e interação da arte, como fotografia cega, danças diversas, artesanatos e eletroacústicas, trazendo conceitos e técnicas diferentes de cada oficina. O moderador do GT, Felipe Colvara, afirma que “ninguém define o que é arte e o que não é arte. Cada ‘oficineiro’ tem sua característica própria ao mesmo que tem em comum a vontade de mostrar de onde a arte se originaliza”.
Colvara está presente no COLMEIA desde o início, como artista e moderador. Porém, o GT Oficinas surgiu oficialmente a partir da segunda edição do projeto. “No começo a ideia era que cada GT tivesse uma oficina própria, para que o COLMEIA também tivesse a parte educacional”. Sendo um evento coletivo e multidisciplinar, direciona o público ao aprendizado, aplicando a disciplina de uma forma interativa. Um exemplo disto é a oficina de Experimentações de Movimento com Jão Nogueira, que traz a arte de ensinar o movimento em si. Serão discutidas questões de movimento e dança entre outras dúvidas que o público possa ter sobre o assunto.

Desafio

Fotografar às cegas será um desafio interessante que os inscritos terão com Mariana Florêncio, levando as pessoas para fora do teatro fechado, onde caminharão vendados, utilizando a audição e o tato para fotografar. O objetivo é instigar o fotógrafo (amador ou profissional) a utilizar a percepção para tirar as fotos. Fazer uma imagem com um equipamento fotográfico é comum, mas fazer um movimento utilizando efeitos sonoros é algo inusitado e curioso que também será apreciado pelo público. Heloisa Karlberg e Rosa Dominguez trarão novas técnicas de utilização das cores primárias, secundárias, terciárias, complementares, análogas, cores-luz e opacas, com apresentação de slides, apreciação de exemplos e práticas pedagógicas para melhor fixação do conteúdo.

Estas oficinas e muitas outras compõem o GT Oficinas. Felipe Colvara, além de moderador, é também participante ativo do COLMEIA. O moderador expõe suas fotografias desde o início do projeto. Na primeira edição do evento só aconteceram duas oficinas, a de fotografia com ele mesmo, e de música com Filipe Burgonovo. A repórter fotográfica Rafaela Martins aproveitou a luz e o momento em que Filipe tocava seu violão, e tirou a primeira foto oficial do projeto, que foi publicada no Jornal de Santa Catarina.

A programação do evento está disponível na plataforma online issuu.com/coletivocolmeia. Acompanhe as notícias e as novidades pelo www.facebook.com/coletivocolmeia

 


Texto produzido pelo GT Jornalismo Voluntário
Acadêmicos de Jornalismo da FURB: Ana Cláudia Kostetzer e Jaine Bagattoli.
Supervisão e orientação: professor Sandro Galarça
Jornalista responsável: Nane Pereira

Atrações literárias de Santa Catarina serão destaque no evento COLMEIA, em Blumenau

Post anterior

Grupo de Trabalho Artes Visuais do COLMEIA promete exposições artísticas por todos os espaços do Teatro Carlos Gomes

Próximo post

Leia também