0
Compartilhar

Com apresentações, rodas de conversa, e oficina; em escolas de Blumenau e para o público em geral; pelo canal do YouTube da TBT com acesso gratuito e tradução em Libras

Artes cênicas. Em novembro, o movimento Temporada Blumenauense de Teatro (TBT) apresenta a segunda edição do projeto Temporada Blumenauense de Teatro: Descentralização, Mediação e Formação – Ano 2, desta vez em versão online, devido a pandemia de Covid-19, com apresentações, mediações, rodas de conversa, e oficina; em escolas de Blumenau e para o público em geral; pelo canal https://bit.ly/youtubeTBT com acesso gratuito e tradução em Libras.

Dez escolas de Blumenau, localizadas nos bairros Velha, Garcia e Fortaleza, receberão apresentações, onde os alunos terão acesso aos espetáculos por meio de link: EBM Profª Zulma Souza da Silva; EEB Gov Celso Ramos; CEI Arno Bernardes; CEI Antonio José Curtipassi; EEB Hercílio Deeke; EEB Heriberto Muller; EEB Bruno Hoeltgebaum; EEB João Durval Muller; EBM Conselheiro Mafra; e EEB. Santos Dumont. As atividades de Mediação foram coordenadas pela atriz e pesquisadora Sabrina Moura, integrante do Movimento TBT e da Cia. Carona de Teatro.

Cláudia Sachs – Divulgação

Já nos dias 20, 21, 27 e 28 de novembro, o projeto traz a oficina Imaginação e Criação pelo Movimento, com a atriz, diretora, preparadora corporal e professora de teatro e dança, Cláudia Sachs. A ação ocorre todos os dias das 14h às 17h, pela plataforma Zoom, e é direcionada a artistas, agentes culturais, produtores e público interessado no tema. Inscrições gratuitas no link disponível nas redes da TBT a partir de 1 de novembro.

No dia 29 de novembro, às 19h, a Temporada Blumenauense de Teatro encerra as ações do projeto com uma Roda de Conversa sobre Sustentabilidade do Teatro Blumenauense. O bate-papo é gratuito, aberto a toda classe artística, agentes culturais, produtores e público interessado no tema, e ocorre pela plataforma Zoom. O link de acesso será divulgado nas redes sociais da TBT.

Espetáculo O Tapete de Maria – Foto: Léo Kufner

“A temporada tem o objetivo de promover a aproximação das comunidades beneficiadas pelo projeto com os fazedores de teatro da cidade, de valorizar e fortalecer o movimento TBT, que atua há 16 anos de forma independente em prol da formação de plateia e do desenvolvimento do teatro blumenauense”, afirma a atriz e proponente do projeto Cintia Daniela Galz. “Além de possibilitar um momento de encontro e de formação para os artistas de teatro de Blumenau, através de oficina com Cláudia Sachs e de realizar uma Roda de Conversa, na FURB, sobre o projeto e sobre a sustentabilidade do teatro em Blumenau, após a realização das apresentações descentralizadas, com a participação dos grupos de teatro, comunidade acadêmica e sociedade interessada”, complementa.

O projeto Temporada Blumenauense de Teatro – Descentralização, Mediação e Formação – Ano 2, Cintia Daniela Galz ME, é viabilizado pelo 2º Prêmio Herbert Holetz do Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau, edital 004/2019.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
De 1 a 19 de novembro, apresentações e mediação nas escolas
De 6 a 29 de novembro, aberto ao público
Mais informações pelo https://doity.com.br/movimento-tbt

Dia 06 de novembro, às 20h
ABERTURA com apresentação (e mediação) do Palharé – Cabaré de Palhaçaria e Variedades
Online e gratuito
Pelo canal do YouTube da TBT: https://bit.ly/youtubeTBT (ative o sininho e receba as notificações)

Dia 16 de novembro
Acesso ao espetáculo Engenho Criativo, da Primeiro Quarto Teatro
Dia 23 de novembro, às 20h, bate-papo e mediação do espetáculo
Online e gratuito pelo canal do YouTube da TBT

Dia 17 de novembro
Acesso ao espetáculo O outro lado da Ponte, do Detalhe Teatro
Dia 24 de novembro, às 20h, bate-papo e mediação do espetáculo
Online e gratuito pelo canal do YouTube da TBT

Dia 18 de novembro
Acesso ao espetáculo O Tapete de Maria, da ENTRE-teatroperformativo
Dia 25 de novembro, às 20h, bate-papo e mediação do espetáculo
Online e gratuito pelo canal do YouTube da TBT

Dia 19 de novembro
Acesso ao espetáculo Das Águas, da Cia Carona de Teatro
Dia 26 de novembro, às 20h, bate-papo e mediação do espetáculo
Online e gratuito pelo canal do YouTube da TBT

Dia 20 de novembro
Acesso ao espetáculo A Fada Sonhadora, de Luciana May e Ruth Rodrigues
Dia 27 de novembro, às 20h, bate-papo e mediação do espetáculo
Online e gratuito pelo canal do YouTube da TBT

Nos dias 20, 21, 27 e 28 de novembro, das 14h às 17h
Oficina “Imaginação e Criação pelo Movimento”, com a atriz, diretora, preparadora corporal e professora de teatro e dança, Cláudia Sachs
Objetivos: Instrumentar o ator/atriz com técnicas corporais; desenvolver a imaginação, a prontidão e o jogo cênico; investigar possibilidades de movimento a partir de técnicas baseadas na pedagogia de Jacques Lecoq envolvendo consciência corporal, desenho do corpo no espaço e improvisação; experimentar jogos baseados no estilo do melodrama e do bufão.
Local: Plataforma Zoom (15 vagas por ordem de inscrição)
Inscrições gratuitas pelo link que será divulgado no dia 1º de novembro pelas redes da TBT.

Dia 28 de novembro, às 19h
Apresentação (e mediação) do Palharé – Cabaré de Palhaçaria e Variedades
Online e gratuito pelo canal do YouTube da TBT

Dia 29 de novembro, às 19h
Roda de Conversa sobre Sustentabilidade do Teatro Blumenauense
Local: Plataforma Zoom
Online e gratuito, o link será divulgado nas redes sociais da TBT.

TEMPORADA BLUMENAUENSE DE TEATRO (TBT)
É um movimento cultural de grupos, artistas e produtores do setor teatral de Blumenau. Em 2021 a TBT completa 16 anos, realizando discussões mensais acerca do fazer teatral, com ações de formação de plateia, apresentações de grupos locais e peças convidadas, além de promover festivais de teatro e oficinas. Saiba mais: www.movimentotbt.art

SOBRE CLÁUDIA SACHS
Professora adjunta de práticas corporais no Departamento de Arte Dramática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Cursou Doutorado (2013) e Mestrado (2004) em TEATRO na Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC. Trabalha como atriz, diretora, preparadora corporal e professora de teatro e dança, com ênfase em interpretação, movimento corporal, improvisação e preparação de ator. Estudou na École Internacional de Thèatre Jacques Lecoq em Paris (1992/93). Pesquisa práticas embasadas na pedagogia de Jacques Lecoq relacionadas à imaginação do ator e a produções de caráter colaborativo a partir da ênfase no ator como autor. Realizou pesquisa pós-doc como bolsista PNPD no PPGAC – Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da UFRGS.

Mais informações: temporadablumenauense@gmail.com
Fonte/assessoria: Nane Pereira (47) 991884222

Ramon Lima lança livro de poesia nesta quarta-feira (20) na Blulivro, em Blumenau

Post anterior

Leia também