Canto coral em destaque. O Clube Recreativo Esportivo e Cultural Concórdia em Blumenau recebeu no dia 6 de dezembro cerca de 70 pessoas para prestigiar a mostra dos alunos do projeto Oficinas Culturais do Clube Concórdia, promovido pela instituição. No dia, foram apresentadas músicas em sua maioria natalinas, acompanhadas de músicos sob a regência do maestro Marciel Döring para familiares, amigos e associados do Clube.

Mostra de Canto Coral juvenil do Clube Recreativo Esportivo e Cultural Concórdia – Foto: Acervo Clube Concórdia
Desde agosto deste ano, o projeto Oficinas Culturais do Clube Concórdia realiza oficinas de Canto Coral, com encontros semanais, todas as sextas às 19h, voltada para público infanto-juvenil; e na primeira e terceira sexta-feira do mês, às 20h, promove Oficina de Dança Folclórica Alemã com encontros quinzenais, para público infantil, juvenil, adultos e idosos, ambas no Clube Recreativo Esportivo e Cultural Concórdia, em Blumenau. Todas as ações do projeto são gratuitas e voltadas para o público interessado.

Mostra de Canto Coral juvenil do Clube Recreativo Esportivo e Cultural Concórdia – Foto: Acervo Clube Concórdia
“Os benefícios de realizar atividades culturais são imensuráveis, podemos destacar, entre outros que, as oficinas de dança e canto oferecem um espaço seguro e acolhedor, onde pessoas de diferentes origens e idades podem se reunir e interagir”, declara o presidente do Clube Recreativo Esportivo e Cultural Concórdia, Hélcio Dieter Liesenberg.
Fundado em 19 de março de 1899, o Schützenverein Eintracht, ou Clube Recreativo, Esportivo e Cultural Concórdia (CRECC) testemunhou a própria evolução do bairro Itoupava Central, região que compreendeu um dos vértices da expansão da colonização em Blumenau, logo após sua fundação pelo Dr. Hermann Blumenau, em 1850. Situado junto à Rua Dr. Pedro Zimmermann, outrora a estrada principal que ligava a cidade de Blumenau às colônias de Pomerode e Jaraguá do Sul, no século XIX, o Clube concentrava os eventos sociais, culturais, esportivos, educacionais, religiosos e políticos da comunidade.
Em 1918, as atividades das sociedades de Caça e Tiro foram fechadas por ordem do Governo Federal em consequência da 1ª Guerra Mundial, voltando às suas atividades normais no ano de 1919. Em 1938, o Schützenberein Eintracht mudou seu nome para Sociedade de Atiradores Concórdia, obedecendo às leis da Campanha de Nacionalização.
Na década de 1970 o Clube cedeu o primeiro espaço de exibição de cinema no interior da cidade.

Mostra de Canto Coral juvenil do Clube Recreativo Esportivo e Cultural Concórdia – Foto: Acervo Clube Concórdia
Desde sua fundação até os dias atuais, são realizadas as tradicionais Festas de Rei e Rainha do Bolão e do Tiro, envolvendo competições e a tradicional marcha. A bandeira do Clube segue a frente assim como o Capitão que coordena toda essa parte do evento. Durante este momento são feitas honrarias e homenagens a estes sócios, homenageados do dia. Atualmente com o nome de Clube Recreativo, Esportivo e Cultural Concórdia, desenvolve atividades de bolão, canto coral, dança folclórica e atividades sociais. Para além da manutenção das tradições, está buscando sua ressignificação, buscando criar estratégias que promovam a integração social e cultural.
Proposta Cultural realizada com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, pela Fundação Catarinense de Cultura [FCC], por meio do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2024. Acompanhe as novidades pelo www.instagram.com/clubeconcordiaitoupava












