0
Compartilhar

Escola Estadual Básica Honório Miranda, de Gaspar, e FURB, em Blumenau, receberão ações gratuitas

Que pistas ou pontes podem oferecer a arte teatral para melhorar a comunicação e conexão com o mundo? Quais possibilidades nos abre a convergência entre o Teatro e a Educação? Essas são algumas das reflexões que o projeto Interseções Formativas em Teatro Educação trará em suas oficinas e roda de conversa, entre fevereiro e abril deste ano, ao Vale do Itajaí. O projeto realizará um ciclo formativo de oficinas de Teatro Educação, ministrados pelos artistas e professores Fernanda Diniz e Diones Rafael, e será voltada a jovens, professores, e mediadores da Escola Estadual Básica Honório Miranda, de Gaspar. As ações são gratuitas e contarão com acessibilidade em Libras. A primeira oficina já está agendada para o dia 4 de fevereiro e as outras seguem até 01 de abril, com mostra dos processos voltada à comunidade escolar.

Diones Rafael – Foto: Ruth Rodrigues

“O teatro estimula o protagonismo, o respeito ao próximo e as aproximações com a diversidade e todas as diferenças. Como jovens, que amanhã estarão na construção da nova realidade, podem desenvolver uma nova política de afetos, ressignificando preconceitos, respeitando pluralidades e contextualizando discursos? E qual o papel do mediador nesse processo? São questionamentos para provocar a mediação emancipatória, que é o que de fato este projeto visa desenvolver junto aos jovens e professores”, exemplifica o ator Diones Rafael.

No dia 8 de abril, o projeto traz uma roda de conversa na Universidade Regional de Blumenau, (FURB), com duração de 2h e tradução simultânea em Libras. Com o tema “Teatro na Escola: oportunizando vivências sensíveis” a roda trará relatos de experiência dos oficineiros e dos participantes, assim como interseções teóricas sobre o fazer teatral em comunidade, com a intenção de difundir ao público universitário o projeto e os seus desdobramentos. A ação será presencial e realizada em local apto a receber cadeirantes ou com mobilidade reduzida, assim como estará aberta ao público em geral e interessados no tema. Informações sobre as inscrições será liberada em breve nas redes sociais do projeto, acompanhe pelo www.facebook.com/intersecoesformativas

Fernanda Diniz – Foto: Rodrigo Parucker

“A Educação ainda tem um grande caminho a percorrer em relação às práticas artísticas em consonância com as demais atividades pedagógicas do currículo escolar, mas a arte é indispensável para transformar, libertar e potencializar outras práticas humanas”, relata a produtora cultural Deda Silveira. “O teatro sempre irá colaborar para enriquecer outros campos da vida por suas características e seu modo plural de desenvolver capacidades corpóreas e sensíveis”, complementa a atriz Fernanda Diniz.

O projeto Interseções Formativas em Teatro Educação, de Fernanda Diniz, é financiado pelo Edital Aldir Blanc 2021 – Executado com recursos do Governo Federal e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.

FICHA TÉCNICA
Projeto Interseções Formativas em Teatro Educação
Proponente: Fernanda Diniz
Ministrantes: Fernanda Diniz e Diones Rafael
Produção: Deda Silveira
Tradutora e Intérprete em Libras: Cynthia Philippi
Designer Gráfico: Juliana Gatto
Assessoria de Imprensa: Nane Pereira.

ENTRE-teatroperformativo traz a CEIs de Blumenau e Ilhota oficinas do projeto Vivências Teatrais na Educação Infantil

Post anterior

John Muller apresenta show Entrelinhas, no Teatro Carlos Gomes, em Blumenau, no dia 5 de março

Próximo post

Leia também