0
Compartilhar

O primeiro concerto ocorre no dia 11 de junho, às 10h30, na praça do Teatro Carlos Gomes, e todas as ações são gratuitas e abertas à comunidade

Jazz para todos os ouvidos. De junho a dezembro deste ano, o projeto Jazz na Rua levará oito apresentações de música instrumental gratuitas a espaços públicos da rua XV de Novembro, no Centro de Blumenau. Os concertos são com o grupo AllJazz, formado pelos artistas Caio Fernando, no baixo elétrico e acústico; JP, na bateria; Rafa Girardi, nos teclados; e Suelen Mondini, no saxofone. O primeiro evento acontece no dia 11 de junho, às 10h30, na praça do Teatro Carlos Gomes. As ações ocorrem uma vez por mês, aos domingos, são gratuitas, abertas ao público e comunidade em geral. Classificação indicativa Livre.

Grupo AllJazz – Foto: Marcelo Wisoski

“Nossa intenção é tornar acessível e popular a música instrumental, com shows gratuitos de jazz aos domingos. Tendo as ruas como ‘palco’ a música fica próxima da comunidade e traz mais possibilidades de arte para a rotina da cidade”, afirma o artista Caio Fernando, à frente da Bass Studio Vibe, proponente do projeto, e baixista do AllJazz.

“O Jazz na Rua irá oferecer música instrumental de forma democrática e dará continuidade ao trabalho de formação de plateia desenvolvido pelo quarteto na cidade, contemplando crianças, jovens e adultos. Uma oportunidade de ir até o público e levar aos que não conhecem, ou não tem acesso, um pouco da produção musical de Blumenau, e de Santa Catarina”, afirma a produtora cultural do projeto, Soila Freese. “O AllJazz foi formado em 2021 e, desde então, atua e trabalha a formação de público e a democratização do acesso à cultura. Agora o quarteto apresenta a proposta de estar ainda mais próximo ao público”, ressalta Soila.

Grupo AllJazz – Foto: Marcelo Wisoski

Importante enfatizar que o Projeto Jazz na Rua (Nº 9906 – 168661), do Estúdio Bass Vibe, é aprovado pelo PIC – Programa de Incentivo à Cultura – promovido pelo Governo do Estado de Santa Catarina por meio da Fundação Catarinense de Cultura, e conta com incentivo de Postos Meta e Werken. O projeto ainda irá promover mais quatro concertos didáticos em escolas da rede pública, para alunos do ensino fundamental, contemplando escolas de diferentes regiões/bairros da cidade e priorizando escolas e comunidades mais afastadas e/ou em situação de vulnerabilidade social. Acompanhe as novidades pelo www.instagram.com/alljazzoficial

JAZZ
Gênero/ritmo musical que surgiu entre 1890 e 1910, início do século XX, no Mississippi, em Nova Orleans, nos Estados Unidos. A popularização, no entanto, aconteceu mais tarde em Nova York, hoje considerada a capital mundial do jazz. O jazz tem como berço a cultura afro-americana, e o ritmo que mais influenciou o jazz foi o blues, músicas que a população afro-descendente cantava enquanto trabalhava como escravo nas fazendas americanas. O jazz incorpora como estilos o blue notes, chamada e resposta, forma sincopada, polirritmia, improvisação e notas com swing do ragtime. Os instrumentos musicais básicos para o jazz são os usados em bandas marciais e ou bandas de dança: metais, palhetas e baterias; no entanto, em suas várias formas e possibilidades, aceita praticamente todo tipo de instrumento. Durante os anos, o jazz produziu uma grande variedade de subgêneros, como o dixieland da década de 1910, o Swing das Big bands das décadas 1930 e 1940, o bebop de meados da década de 1940, o jazz latino das décadas de 1950 e 1960 e o fusion das décadas de 1970 e 1980. Devido à sua divulgação mundial, o jazz se adaptou a muitos estilos musicais locais, obtendo, assim, uma grande variedade melódica, harmônica e rítmica. Algumas referências do jazz: Buddy Bolden, Mile Davis, Duke Ellington, Ella Fitzgerald, Billie Holiday, Louis Armstrong, Rosa Passos e Hermeto Pascoal.

BASS STUDIO VIBE
Criado em 2010, tem como foco o trabalho de captação de áudio, mixagem e masterização e produção de eventos culturais na área da música. É comandado pelo músico e instrumentista Caio Fernando, que também atua como arranjador, compositor e produtor musical. Na área de produção de eventos, o Bass Studio Vibe está à frente da coordenação de eventos do Alljazz, Projeto Duo, All That Jazz e Rooftop Sessions. Foi responsável também pela produção da primeira edição do Jazz Catarina, em Blumenau.

ALLJAZZ
É um encontro de músicos apaixonados por música instrumental, que se transformou em um projeto de fomento e incentivo à cultura. O repertório passa pelo jazz, música brasileira, funk, pop, entre outros estilos. O grupo é formado pelos músicos blumenauenses Caio Fernando (baixo elétrico e acústico), JP (bateria), Rafa Girardi (teclas) e Suelen Mondini (saxofone). Por meio do projeto Jazz Catarina, o AllJazz realizou diversos shows com grandes nomes da música instrumental catarinense, entre eles, Ozéias Rodrigues, Fabio Oliveira e Braion Zabel. Todos os shows foram gratuitos e abertos a toda comunidade, com o intuito de formar plateia para o estilo musical, artistas e fornecer cultura acessível a todos.

PROGRAMAÇÃO JAZZ NA RUA BLUMENAU
Grupo AllJazz
Dia 11 de junho, às 10h30, na praça do Teatro Carlos Gomes (R. XV de Novembro, 1181, Centro, Blumenau/SC)
Dia 09 de julho, na Rua XV de Novembro (local a definir)
Dia 20 de agosto, na Rua XV de Novembro (local a definir)
Dia 10 de setembro, na Rua XV de Novembro (local a definir)
Dia 29 de outubro, na Rua XV de Novembro (local a definir)
Dia 19 de novembro, na Rua XV de Novembro (local a definir)
Dia 26 de novembro, na Rua XV de Novembro (local a definir)
Dia 10 de dezembro, na Rua XV de Novembro (local a definir)
Todas as ações são gratuitas e abertas à comunidade
Classificação indicativa: Livre
Incentivo: Postos Meta e Werken
Apoio: Nane Pereira Comunicação e Arte.

*Em caso de chuva, as apresentações serão adiadas e novas datas anunciadas nas redes sociais do projeto www.instagram.com/alljazzoficial
Fontes: Cultura Digital e Nane Pereira.

Artista blumenauense Lóca lança álbum Microcanções em todas as plataformas digitais

Post anterior

SMC e FURB recebem apresentação de pesquisa e experimentos cênicos do projeto Corpos Nordentines, nos dias 29 de maio, 1 e 2 de junho

Próximo post

Leia também