0
Compartilhar
Cenicas-favos-Colmeia-2015-Gemmadesign-08

Arte: Osvaldo Gemma

O evento ocorre nos dias 19 e 20 de setembro, no Teatro Carlos Gomes, em Blumenau

A quarta edição do COLMEIA – parceria entre o Coletivo Laboral Multicultural de Experimentações e Intervenções Artísticas e o Teatro Carlos Gomes -, que fomenta diversos trabalhos artísticos, apresentará este ano 10 Grupos de Trabalhos (GTs), entre eles o de Artes Cênicas, nos dias 19 e 20 de setembro, no Teatro Carlos Gomes. A apresentação do GT de Cênicas iniciará com o espetáculo S.O.F.A., na Praça do Teatro, às 10h50 de sábado (19); logo após, segue-se a programação de apresentações simultâneas do Coletivo que vai até domingo (20).

O evento COLMEIA visa divulgar e incentivar diversos trabalhos artísticos com o objetivo de expandir e dar ênfase na pluralidade de cultura, propondo a junção de atrações culturais, movimento que ocorre anualmente, desde 2012. Um dos trabalhos que estarão à mostra para admiração de todos os públicos é o de artes cênicas, uma das artes primordiais para a realização do Coletivo. Neste ano, o GT de Cênicas conta com a participação de 12 grupos, entre eles coletivos, que serão divididos paralelamente entre outras atrações artísticas de cunho diversificado, e horários já definidos entre os espetáculos, que são: Cia. Teatral Tontonello; S.O.F.A.; Cortiço Do Seu Gomes; Espaço De Cada Um; Bananada; Fálicas; Doc City Money; Ensaio Sobre a Loucura e Lucidez; Movimento LGBT; Oitava Feira – Decretamos Feriado; Tango Em Perna de Pau e Figo. Entre os grupos, ocorrerão apresentações com bonecos, sendo um deles o grupo teatral Macadame, que utiliza a técnica diferenciada de teatro lambe-lambe. O espetáculo é apresentado dentro de uma caixa, com os bonecos, iluminação, sonorização e cenário, enchendo os olhos do espectador, com enredo voltado às problemáticas de caráter ambiental e social.

O GT de Artes Cênicas está fortemente presente desde a primeira edição do COLMEIA. No início, houve grande influência do Grupo Teatral Trupe Perambula na ideia inicial que deu origem ao primeiro evento. O grupo Perambula será uma das atrações do Coletivo deste ano. A atriz Fernanda Raupp é a moderadora do GT Cênicas de 2012 até hoje. Segundo ela, o trabalho de moderador é importante para a organização de todos os Grupos de Trabalho, como é o caso das artes cênicas, pois o moderador atua junto à equipe técnica responsável e organiza desde a inscrição dos grupos e coletivos, a montagem e desmontagem dos espetáculos, separação de faixas etárias e tempo de duração, horários, quantidade de pessoas que suporta, até o momento da vivência da arte. Assim, mantém-se a qualidade e a essência de cada espetáculo para o seu espectador.

A Arte Cênica é um segmento artístico que vem crescendo em Blumenau e demais municípios de Santa Catarina. É aquela que atinge cada vez mais apreciadores, acompanhada da música e do hip hop. Houve, entre os idealizadores do COLMEIA, a preocupação em levar tais diversidades artísticas aos mais variados públicos, de diferentes preferências culturais, juntando pessoas de mentalidades divergentes e de todas as idades. Além do GT de Artes Cênicas, terão também apresentações, exposições e contatos com grupos de: música, hip hop, artes visuais, literatura, cinema, culinária, artesanato, oficinas e dança.

A programação do COLMEIA 2015 está disponível na plataforma online issuu.com/coletivocolmeia. Acompanhe as notícias e as novidades pelo www.facebook.com/coletivocolmeia

 

Texto produzido pelo GT Jornalismo Voluntário
Acadêmicos de Jornalismo da FURB: Ana Castelein, Bruna Luisa e Luiz Felipe Zaguini
Supervisão e orientação: professor Sandro Galarça
Jornalista responsável: Nane Pereira

Som de didges, chapéus, fotos, miçangas e esculturas de arame serão expressões do artesanato no COLMEIA 2015

Post anterior

Produções cinematográficas de Santa Catarina, Rio de Janeiro e Pernambuco serão exibidas na quarta edição do COLMEIA

Próximo post

Leia também