0
Compartilhar

As ações são gratuitas e voltadas para alunos e professores das instituições contempladas

Artes cênicas nas escolas. De 7 a 30 de junho, universidade e cinco escolas do ensino fundamental de Blumenau recebem o projeto Circulação de História, com o grupo Detalhe Teatro. Nos dias 7 e 9 de junho, ocorre a oficina: A Contação de Histórias a Partir de Elementos Teatrais, voltadas a professores, na Universidade Regional de Blumenau (FURB). Já, entre os dias 14 e 30, os alunos dos primeiros anos, 1ª a 5ª série, das escolas E.B.M. Visconde de Taunay (Itoupava Central), E.B.M. Machado de Assis (Itoupava Seca), E.B. M. Felipe Schmidt (Itoupavazinha), E.B.M. Professor Oscar Unbehaun (Água Verde), e E.B. M. Vidal Ramos (Vostardt) recebem a contação de história O Outro Lado da Ponte, do Detalhe Teatro. Todas as ações são gratuitas e voltadas para alunos e professores das instituições contempladas, e as apresentações contarão com tradução em LIBRAS.

“O projeto Circulação de História pretende levar para crianças de 6 a 10 anos, a história O Outro Lado da Ponte, do Detalhe Teatro, inspirada no livro A Ponte, do escritor Heinz Janisch, propondo reflexões sobre temas como cooperação, respeito às diferenças, convivência social e pluralidade cultural”, afirma o ator e proponente do projeto Jean Massanero. “Outra ação do projeto é a oficina-formação voltada para os educadores, profissionais que tenham contato com teatro, com um jeito diferente de contar uma história, para que possam explorar novos horizontes, e ter novas ferramentas e ideias para o trabalho”, explica o ator. São 40 vagas para a oficina, divididas em duas turmas de 20 participantes. Professores interessados devem entrar em contato com a SEMED.

Para a produtora cultural e executiva do projeto, Camila Pimenta, o momento cultural e o sistema social cada vez mais precisam considerar as diferenças e particularidades. “Consideramos uma urgência a necessidade de contribuir de modo sensível com os processos de aprendizado na educação de crianças e adolescentes. Consideramos também que a arte é ferramenta fundamental capaz de facilitar esse processo”, conclui Camila.

Segundo Jean Massanero, a arte de contar histórias é uma prática muito antiga utilizada por povos ancestrais como forma de difundirem seus rituais, seus mitos e conhecimentos. “Ouvir, ver e contar histórias proporciona o desenvolvimento do imaginário, estimula habilidades, reflexões, novas experiências e a possibilidade de ampliar, de modo significativo, leitura de mundo e o olhar sobre o outro. É o local onde todos podem usufruir de suas fantasias, de suas histórias, de suas riquezas, independente da sua classe social, da sua cor ou do país onde mora. Neste mundo de leitores todos podem viver as mesmas aventuras, as mesmas conquistas, podem alcançar para sua vida um leque de saberes particulares”, assegura o ator.

Contação de história “O Outro Lado da Ponte”, Detalhe Teatro – Foto: Nane Pereira

SINOPSE O OUTRO LADO DA PONTE
Em cena, um ator e uma atriz contam a história de um rio, uma ponte e dois povos. De um lado, os Guimbutões que têm fartura de água e pouca comida. Do outro, os Brônicos que têm fartura de comida e pouquíssima água. Negociavam e trocavam através do rio e dos tempos. Mas em algum momento da história desses povos, algo mudou. Direção: Jean Massanero e Eduardo Francisco Hilcher. Atuação: Zanza França e Roberto Morauer. Público: 06 a 10 anos.

DETALHE TEATRO
Com 20 anos de existência, o Detalhe Teatro é uma associação de produção artística que surgiu em 2002, em Santa Catarina. Desde 2006 desenvolve projetos culturais junto às secretarias de assistência social em cidades do estado catarinense, trabalhando também com formação para professores, jovens e adultos. Acompanhe www.instagram.com/detalheteatro

O projeto Circulação de História, de Jean Massanero, é contemplado pelo 2º Prêmio Herbert Holetz, do Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau, edital 004/2019.

Contação de história “O Outro Lado da Ponte”, Detalhe Teatro – Foto: Nane Pereira

PROGRAMAÇÃO CIRCULAÇÃO DE HISTÓRIA
Oficina A Contação de Histórias a Partir de Elementos Teatrais
Voltada a professores, interessados devem entrar em contato com a SEMED
Dia 7 e 9 de junho: das 8h às 12h. Das 13h às 17h30
Na Sala S113, na Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Apresentações gratuitas da contação de história “O Outro Lado da Ponte”
Voltadas para alunos dos primeiros anos 1ª a 5ª série, em Blumenau
Dia 14 de junho, às 10h e às 13h30
Na E.B.M. Visconde de Taunay (Itoupava Central)

Dia 21 de junho, às 10h e às 13h30
Na E.B.M. Machado de Assis (Itoupava Seca)

Dia 23 de junho, às 10h e às 13h30
Na E.B. M. Felipe Schmidt (Itoupavazinha)

Dia 28 de junho, às 10h e às 13h15
Na E.B.M. Professor Oscar Unbehaun (Água Verde)

Dia 30 de junho, às 10h e às 13h30
Na E.B. M. Vidal Ramos (Vostardt)

Tradução em Libras: Cynthia Philippi
Produção Geral: Camila Pimenta.

Escolas de oito municípios de Santa Catarina recebem o projeto Histórias Fora da Caixa, em maio e junho

Post anterior

Artista de Itajaí lança primeiro EP da carreira em todas as plataformas digitais

Próximo post

Leia também