0
Compartilhar

Todas as ações são gratuitas, voltadas para os alunos, colaboradores e convidados das instituições contempladas. As apresentações contemplam público neurodiverso, terão tradução simultânea em LIBRAS, visita sensorial tátil e uma apresentação com audiodescrição (AD)

Contação de histórias, memória ancestral e povos indígenas em destaque. Em setembro, as cidades de Blumenau, Guabiruba, Indaial e Pomerode recebem a circulação do projeto Narrativas Indígenas: Memórias, Saberes, Culturas, da pesquisadora, contadora de histórias e educadora indígena Maria Elis Nunc-nfôonro. No dia 12 de setembro, a circulação chega no CEI Professor Rudolf Hornburg, em Pomerode; no dia 16, na EBM Profª Alice Thiele, em Blumenau; no dia 19, na APAE e na EBM Professor Arthur Wippel, em Guabiruba; e no dia 26 de setembro, é a vez do Colégio Municipal de Indaial, em Indaial, receber a apresentação. Todas as ações nas instituições contempladas são gratuitas, voltadas para os alunos, colaboradores e convidados. As apresentações contemplam público neurodiverso, terão tradução simultânea em LIBRAS, visita sensorial tátil e uma apresentação com audiodescrição (AD).

Circulação do projeto Narrativas Indígenas: Memórias, Saberes, Culturas – Foto: Sabrina Marthendal

“O projeto oportuniza a partilha da cultura popular das aldeias para que as crianças descubram o quão rico em herança cultural são os povos indígenas e que, uma vez sensibilizados, possam ao longo de suas vidas, virem a ser importantes agentes na luta contra os estereótipos”, afirma pesquisadora e contadora de histórias indígena Maria Elis Nunc-nfôonro.

Circulação do projeto Narrativas Indígenas: Memórias, Saberes, Culturas – Foto: Sabrina Marthendal

“As histórias configuram uma cultura popular estruturante resistindo e construindo alternativas contra hegemônicas ao longo do tempo, e se faz necessário construir um território de valorização dessa linguagem ancestral”, declara a produtora cultural Deda Silveira. “As ações do projeto buscam ser intimistas, valorizando os encontros e a partilha de saberes, compreendendo que assim, colaboramos para novas leituras, olhares, concepções e práticas que reconheçam o legado e também a importante atuação dos povos indígenas na contemporaneidade”, conclui Deda.

Circulação do projeto Narrativas Indígenas: Memórias, Saberes, Culturas – Foto: Sabrina Marthendal

MARIA ELIS NUNC-NFÔONRO
É pesquisadora e contadora de histórias. Graduada em Letras pela FURB. Especialista em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura pela UTFPR. Formada em História e Cultura Indígena pelo CIMI e Universidade Federal de Integração Latino-Americana – UNILA. É Permacultora, formada pela UFSC. Pesquisadora da cultura indígena e contadora de histórias desde 2015. Escritora premiada em 3° lugar no concurso FNLIJ/Tamoios de Novos Escritores Indígenas (2019). Atua há muitos anos como formadora e palestrante para professores em diversas áreas e para acadêmicos de Blumenau e cidades do Vale do Itajaí sobre “Os povos indígenas do Brasil, do descobrimento aos tempos atuais”, “Povo Laklãnõ/Xokleng e Cultura indígena” e “Literatura indígena na escola”. Idealizadora do projeto “Acolhida na Aldeia”, que desde 2018 é realizado de forma independente, com o objetivo levar pessoas da cidade para a Terra indígena Ibirama LAKLÃNÕ, oportunizando conhecer e vivenciar os costumes e tradições indígenas bem como desmistificar errôneos ensinamentos sobre os povos indígenas do Vale do Itajaí. Acompanhe as novidades pelo www.instagram.com/mariaelisnuncnfoonro

O Projeto Narrativas Indígenas: Memórias, Saberes, Culturas é viabilizado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, pela Fundação Catarinense de Cultura [FCC], por meio do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2024. Inscrição Nº 1350. Como contrapartida social, o projeto prevê ainda uma palestra gratuita sobre “Literatura e Diversidades Indígenas”, com Maria Elis Nunc-nfôonro, no segundo semestre deste ano em Blumenau.

SERVIÇO
Circulação do projeto Narrativas Indígenas: Memórias, Saberes, Culturas
Dia 12 de setembro, às 10h e às 14h
No CEI Professor Rudolf Hornburg, em Pomerode (R. Ricardo Bahr, 100, Ribeirão Areia)
Acessibilidade: LIBRAS

Dia 16 de setembro, às 10h e às 13h30
Na EBM Profª Alice Thiele, em Blumenau (R. João Schetz, 273, Garcia)
Acessibilidade: LIBRAS

Dia 19 de setembro
Às 8h30
Na APAE, em Guabiruba (R. Paulo Kormann, 460, Centro 1)
Acessibilidade: LIBRAS e Audiodescrição (AD)

Às 10h30
Na EBM Professor Arthur Wippel, em Guabiruba (R. 10 de Junho, 1260, Centro)
Acessibilidade: LIBRAS

Dia 26 de setembro, às 10h e às 14h
No Colégio Municipal de Indaial, em Indaial (R. Trinta de Abril, 150, Carijós)
Acessibilidade: LIBRAS.

Todas as ações são gratuitas, voltadas para os alunos, colaboradores e convidados das instituições contempladas. As apresentações contemplam público neurodiverso, terão tradução simultânea em LIBRAS, visita sensorial tátil e uma apresentação com audiodescrição (AD).

Assessoria de imprensa: Nane Pereira Comunicação e Arte (NPCA)

Estreia do monólogo teatral “Todas Nela” ocorre nesta quinta (4) e sexta-feira (5) na Fundação Indaialense de Cultura

Post anterior

Projeto Concerto na Escola com a Banda Municipal chega a 2500 alunos da rede pública de ensino de Blumenau

Próximo post

Leia também