A ação faz parte do projeto Oficina Das Ruas às Linhas do Caderno, Construção Literária para a Modalidade do Slam, é gratuita e aberta a toda comunidade e acontece a partir das 16h
Sarau, poesia e palavra em movimento. Neste domingo, dia 5 de outubro, Blumenau recebe o evento Final Slam Descoloniza Blu 2025, ação que faz parte do projeto Oficina Das Ruas às Linhas do Caderno, Construção Literária para a Modalidade do Slam (movimento de poesia falada). A ação é gratuita e aberta a toda comunidade e acontece a partir das 16h, no Ahoy! Tavern Club.

Das Ruas às Linhas do Caderno, Construção Literária para a Modalidade do Slam – Foto: Sabrina Marthendal
Segundo a arte-educadora e produtora cultural Isabella Balieiro, os participantes da final de 2025 são os poetas que ao longo do ano ficaram no pódio nas edições realizadas pelo Slam Descoloniza Blu. Serão seis poetas disputando vaga para a competição estadual de poesia falada no dia 12 de outubro, no Teatro da UFSC, em Florianópolis. “Prestigiar a final do Slam Descoloniza Blu neste domingo é uma excelente forma de fortalecer vozes historicamente marginalizadas, celebrando a poesia como instrumento de transformação. O evento, gratuito, cumpre o seu papel principal de democratizar o acesso à cultura em Blumenau, além de oportunizar a participação de três poetas da cidade a disputar a competição estadual. Esperamos o público com muito afeto e poesia”, explica Isabella.
“Acredito que esse projeto é super importante para a cidade pelo fato de levar tanto para as escolas quanto para a comunidade de forma geral a linguagem da poesia e de certa forma também popularizar essa linguagem muitas vezes esquecida”, afirma a arte-educadora e produtora cultural Taly Lima. “Esse projeto tem a força de mostrar que todas as pessoas são capazes de produzir poesia, de expor os seus sentimentos em palavras. Por meio do Slam, os alunos das escolas se sentem seguros e confortáveis para utilizar o nosso palco para expor as suas vivências. Acredito, sinceramente, que a cidade ganha, culturalmente ganha, quando temos pessoas mais abertas ao diálogo e à sensibilidade. Perceber a evolução dos nossos poetas, a autoestima deles elevadas com sabedoria e determinação por meio das palavras, mostra a força que a poesia traz para o nosso cotidiano. Com isso aprendemos também. A arte tem esse poder de nos tornar seres humanos melhores”, celebra Taly.
Proposta Cultural realizada com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2024. Acompanhe as novidades pelo www.instagram.com/slam.descolonizablu
SERVIÇO
Evento Final Slam Descoloniza Blu 2025
Dia 5 de outubro, das 16h às 20h
No Ahoy! Tavern Club (R. São Paulo, 2083, bairro Itoupava Seca, em Blumenau)
Evento gratuito e aberto a toda comunidade.
FICHA TÉCNICA DO PROJETO
Projeto Oficina Das Ruas às Linhas do Caderno – Construção Literária para a Modalidade do Slam
Proponente e coordenação: Isabella Balieiro
Produção geral: Taly Lima Produções
Intérprete de LIBRAS: Aline Lustoza (na Oficina Incubadora)
Produtora executiva: Rafaela Kohler
Produção: Slam Educa
Social mídia: Wily Gonçalves
Designer gráfico: Tiago Gonçalves
Fotógrafa: Sabrina Marthendal
Assessoria de imprensa: Nane Pereira Comunicação e Arte.