As apresentações de Conta que Te Conto passarão por escolas e entidades nas cidades de Timbó, Rodeio, Benedito Novo, Rio dos Cedros, Vitor Meireles e Blumenau e todas as ações são gratuitas e contam com tradução em LIBRAS
Contação de histórias em destaque. Em maio, seis cidades do Vale do Itajaí recebem a circulação do projeto Conta Que Te Conto, da artista timboense Gilmara Goulart, referência em contação de histórias no estado de Santa Catarina. No dia 19 de maio, a circulação chega a APAE de Timbó, no dia 20 de maio, na EEF Senador Francisco Benjamin Gallotti, em Rodeio; e na EEB Leopoldo Koprowski, em Benedito Novo; no dia 22 de maio, a apresentação chega ao Museu da Imigração de Rio dos Cedros; no dia 23 de maio, na Escola Municipal Rio Denecke e na Escola Municipal Barra da Prata, em Vitor Meireles; no dia 27 de maio, o projeto chega à EM Professor Nestor Margarida, em Timbó; e finalizando a circulação no dia 29 de maio, a apresentação ocorre na Associação Missão Resgate Amigo Esperança, em Blumenau. No total serão 10 apresentações totalmente gratuitas, voltadas à estudantes de escola pública e instituições que atendem pessoas com deficiência e todas as ações contarão com tradução em LIBRAS. A apresentação na APAE de Timbó receberá também acessibilidade em audiodescrição devido à presença de estudantes cegos ou com baixa visão.
“A ideia da circulação do Conta que te Conto é levar as histórias onde o acesso à arte é mais difícil. As memórias aguçadas pelos contos pretendem conectar quem ali estiver para que juntos construam outras tantas histórias. A mala está pronta, só falta partir para viver o trajeto”, afirma a contadora de histórias Gilmara Goulart. “Contar histórias é um presente mais para quem narra do que para quem ouve. Meu coração está numa alegria tamanha para viver essa circulação de histórias”, celebra a artista.
Para a produtora cultural Deda Silveira o acesso às narrativas orais tem fundamental relevância. “O contato com histórias permite que o público vivencie diferentes emoções, aprenda a lidar com seus próprios conflitos e angústias, desenvolva a empatia e uma maior sensibilidade ao compreender o entorno. Programas como o PNAB permitem a difusão dessas histórias às comunidades, com acessibilidade, cumprindo um indispensável papel da política cultural que é promover o encontro da arte com os mais diversos públicos”, afirma.
GILMARA GOULART
É artista, contadora de histórias, mediadora literária e gestora cultural. Graduada em Pedagogia, Especialista em Educação: Leitura, Literatura e Letramento, e Mestre em Educação. Diretora da Escola de Artes VEM Cultural de Timbó, professora e coordenadora do Projeto Uni Duni Tê – Contadores de Histórias de Timbó. Trabalha há mais de 15 anos com espetáculos de Contação de Histórias e oficinas literárias. Atua em cursos de pós-graduação em Contação de Histórias e Literatura Infantil. Presidente da Academia de Letras do Brasil Santa Catarina, Seccional Timbó. Sua principal publicação é ‘Narrativas tecidas no letramento familiar: histórias de idosos produtores de textos’, sua dissertação de mestrado. Circulou no Projeto Baú de Histórias do SESC (SC) com o espetáculo “Contos Orientais”, durante o ano de 2023. Participou, em maio de 2024, do 13º. Encontro Internacional de Contadores de Histórias/BOCA DO CÉU, em São Paulo. Atua em diversos projetos culturais na região do Vale do Itajaí. Acompanhe as novidades pelo www.instagram.com/vemcultural
Proposta executada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc.
PROGRAMAÇÃO
Circulação do projeto Conta Que Te Conto, de Gilmara Goulart
Dia 19 de maio, segunda-feira, às 9h30min
Na APAE Timbó (Rua: Capanema, 140, Bairro das Capitais, em Timbó)
Dia 20 de maio, terça-feira às 7h45min e às16h
Na Escola Estadual de Ensino Fundamental Senador Francisco Benjamin Gallotti (Rua: Rodeio 12, em Rodeio)
Dia 20 de maio, terça-feira, às 10h e às 13h
Na Escola estadual Básica Leopoldo Koprowski (Rua: Belo Horizonte, 35. Alto Benedito, em Benedito Novo)
Dia 22 de maio, quinta-feira, às 18h30
No Museu da Imigração de Rio dos Cedros e Região (Avenida: Tiradentes, 519, Centro, em Rio dos Cedros)
Voltado para famílias da AMA (Associação dos Amigos dos Autistas) de Rio dos Cedros e aberto à comunidade
Dia 23 de maio, sexta-feira, às 10h
Na Escola Municipal Rio Denecke (Rio Denecke II, em Vitor Meireles)
Dia 23 de maio, sexta-feira, às 13h30
Na Escola Municipal Barra da Prata (Barra da Prata, em Vitor Meireles)
Dia 27 de maio, terça-feira, às 10h
Na Escola Municipal Professor Nestor Margarida (Rua Tupiniquim, 35, Bairro Araponguinhas, em Timbó)
Dia 29 de maio, quinta-feira, às 18h
Na Associação Missão Resgate Amigo Esperança (Rua: Jensen, 50, Bairro Itoupava Central, em Blumenau)
OBS: Todas as ações são gratuitas e voltadas à estudantes de escola pública, e instituições que atendem pessoas com deficiência. Todas as ações contarão com tradução em LIBRAS. A apresentação na APAE de Timbó receberá também acessibilidade em audiodescrição devido à presença de estudantes cegos ou com baixa visão.
FICHA TÉCNICA
Contação de histórias: Gilmara Goulart
Produção Executiva: Deda Silveira
Assistente de produção: Juan Lucca Bonacolsi
Designer Gráfico: Amélie de Oliveira
Tradução em LIBRAS: CML – Comunicação e Mentoria em Libras
Audiodescrição: Voz da Visão.