As apresentações são gratuitas e individuais e ocorrem, das 10h às 12h, durante a programação do Sábado Fácil, organizado pelo CDL
Miniteatro, teatro de caixa, teatro lambe-lambe, teatro pra um, pra mil, magia e encantamento. No dia 10 de novembro, o 3º BQ(en)cena traz a Brusque dois espetáculos e uma caixa instalação ,“Do lado de Lá”, “O Quarto de Edith ” e “Pausa para Olhar o Tempo”, da intervenção Espia Só, da Cia Andante (SC). As apresentações, que possuem tempo estimado de três a quatro minutos, são gratuitas e individuais (um espectador por vez) e ocorrem, das 10h às 12h, na Praça Barão de Schneeburg, no Centro, durante a programação do Sábado Fácil, organizado pela Câmara de Dirigentes e Lojistas (CDL) de Brusque. A classificação indicativa é a partir de 5 anos.
“Espia Só! Significa observar em segredo. Uma maneira admirada de convidar alguém para ver algo extraordinário. O projeto é uma intervenção de Teatro Lambe-lambe, constituída de dois ambientes teatrais: uma tenda e três caixas, montadas por duas ciganas que apresentam seus espetáculos”, explica a diretora da intervenção e bonequeira, Jô Fornari.
Segundo Jô, a tenda atrai a curiosidade das pessoas e no interior das caixas misteriosas, dos miniteatros, são apresentados, simultaneamente, dois espetáculos e uma caixa-instalação. “Como um buraco na fechadura, o Teatro Lambe-lambe nos dá uma brecha para que possamos espiar. Possui uma atmosfera mágica e provocativa, pelo segredo contido na caixa, pela minúcia e pelo fato da história estar sendo contada somente para uma pessoa”, complementa.
A Cia Andante nasceu em Itajaí (SC) e atualmente reside em Canelinha (SC). A Companhia se dedica ao teatro de animação e à palhaçaria desde 2005. No fim do mês de novembro, o 3º BQ(en)cena levará as apresentações para a cidade de Nova Trento. Acompanhe as notícias e as novidades pelo www.prismacultural.com.br ou www.facebook.com/prismaculturall
TEATRO DE CAIXA
O teatro lambe-lambe, teatro de animação ou caixa misteriosa, é uma linguagem de formas animadas que ocupa um espaço cênico mínimo formado por um palco miniatura confinado em uma caixa que lembra as antigas caixas de fotografias lambe-lambe. Nesse espaço são apresentadas peças teatrais de curtíssima duração, através da manipulação de bonecos. Os espetáculos são encenados para um espectador por vez – por um dos lados o manipulador encena o espetáculo e pelo outro o espectador espia. Totalmente isolada da luz e sons externos, pois manipulador e espectador possuem a cabeça coberta por um pano e ouvidos protegidos por fones auriculares que transmitem a sonoplastia do espetáculo. Nasceu em Salvador, Bahia, no ano de 1989, criada pelas bonequeiras e pedagogas, Ismine Lima e Denise dos Santos. Isto ocorreu a partir da observação dos antigos fotógrafos de rua da década de 1960, os chamados “lambe-lambe”. Dali surgiu a ideia de reaproveitar as caixas como espaço cênico.
SINOPSES DOS ESPETÁCULOS
Do Lado De Lá: Às vezes desejamos a felicidade lá longe, sem perceber que ela pode estar …do lado. Inspirado no livro ” A flor do lado de lá” de Roger Mello, espetáculo apresenta a história de uma boneca de pano e seu objeto de desejo. Com Jô Fornari. Duração: 3 minutos.
O Quarto de Edith: O que será que existe de tão importante dentro do quarto de Edith para que Cindy, a gata manhosa e brincalhona, insista tanto em entrar? Essa é uma aventura que pode nos levar a uma grande descoberta. Com Rafaela Kinas. Duração: 3 minutos.
Pausa para Olhar o Tempo: A caixa-instalação propõe um olhar e uma escuta. Olhar para aquilo que se vê e ouvir aquilo que não se vê. O que você vê e ouve quando olha o tempo? Duração: livre.
BQ(EN)CENA
A terceira temporada de teatro do BQ(en)cena ocorre de outubro de 2017 a abril de 2019, com apresentações nas cidades de Brusque, Botuverá, Guabiruba, Nova Trento e Florianópolis. Com realização do Ministério da Cultura e PrismaCultural, o 3º BQ(en)cena conta com o apoio, patrocínio máster, das empresas Guabifios e Trust Trading Company; e, patrocínio standard, do Supermercados Archer, RVB Malhas, Zen S/A e ZM S/A.
SERVIÇO
3º BQ(en)cena apresenta espetáculos do projeto Espia Só, da Cia andante (SC)
Dia 10 de novembro, em Brusque, das 10h às 12h
Na Praça Barão de Schneeburg (Centro – Brusque/ SC), durante a programação do Sábado Fácil, organizado pela CDL de Brusque
Classificação indicativa: a partir de 5 anos
Apresentações gratuitas e abertas ao público.
FICHA TÉCNICA
Teatro Lambe-lambe, Espia Só, da Cia Andante (SC)
Direção geral e produção: Jô Fornari
Direção de cena: Marcelo F. de Souza
Dramaturgia e roteiro: Cia andante
Manipuladoras: Jô Fornari e Rafaela Kinas
Cenário: Roberto Gorgati
Design gráfico e Figurinos: Daniel Olivetto
Orientador de pesquisa da Cultura Cigana: Lourival Andrade Junior
Trilha sonora: Fabio Kabelo e Fernando Knoll