0
Compartilhar

Literatura infantil em destaque. Nos dias 12 e 14 de março, a cidade de Gaspar recebe a 2ª edição do projeto Conectando Histórias, Aproximando Leitores, coordenado pela Doutora em Educação Maria Laura Pozzobon Spengler. No dia 12 de março, o projeto leva Mediações Literárias, com a produtora cultural e arte educadora, Deda Silveira, e Maria Laura Pozzobon Spengler, ao CDI Tia Maria Elisa e CDI Dorvalina Facchini. Já no dia 14, acontece a Oficina: Conta que te conto-vivências narrativas, com Gilmara Goulart, na Biblioteca Dom Daniel Hostin. No mesmo dia e local acontecem o Encontro formativo: Para ler imagens e significar a cultura do livro ilustrado, com Maria Laura Pozzobon Spengler; e Mesa redonda: Escritas sensíveis: protagonismo feminino na literatura catarinense para infâncias, com as autoras Ana Paula de Abreu, Caroline Carvalho e Nana Toledo, escritoras de Blumenau. As ações são gratuitas e voltadas para crianças e professores da Educação Infantil das instituições contempladas, e contarão com tradução em LIBRAS.

“Um dos objetivos da continuidade do projeto é promover a capacitação a professores e outros públicos multiplicadores acerca da literatura infantil, em especial a Literatura Catarinense, e também métodos de narrativa oral (contação de histórias) buscando somar às práticas deste público” afirma Maria Laura Pozzobon Spengler. “A leitura é o principal mecanismo para a apropriação do conhecimento e perpetuação da cultura, se constituindo como uma inesgotável via de possibilidades dialógicas. A literatura desempenha papel essencial e, nesse sentido, acreditamos que fomentar a criação do hábito de leitura na idade em que todos os hábitos se formam, na infância, é de fundamental relevância e, visando potencializar e qualificar o contato das crianças com as obras literárias, parte-se do pressuposto, que a formação do leitor tem o mediador como sujeito primordial do processo”, complementa a Doutora em Educação.

Deda Silveira – Foto: Ruth Rodrigues

“A descoberta do prazer na leitura e nos livros literários pode acontecer de diversas maneiras, de maneira racional ou incognoscível, na medida em que consideramos que lemos a tudo, a todos, a nós mesmos, o tempo todo. Esses processos acontecem tanto de forma voluntária quanto involuntariamente, nas experiências individuais e culturais de cada sujeito, portanto compreendemos que os processos mediativos devem buscar ampliar e qualificar o contato com a Literatura criando perspectivas estéticas e dialógicas para o encontro com os livros e leitura”, explica Deda Silveira.

O projeto Conectando Histórias, Aproximando Leitores – 2ª edição é contemplado pela Lei Paulo Gustavo de Gaspar. Acompanhe as novidades pelo www.instagram.com/entreaspas.educultura

Maria Laura Pozzobon Spengler e Deda Silveira – Foto: Ruth Rodrigues

SERVIÇO
Projeto Conectando Histórias, Aproximando Leitores – 2ª edição

Dia 12 de março

Mediações Literárias com Deda Silveira e Maria Laura Pozzobon Spengler
Mediações literárias, gratuitas e com tradução em LIBRAS, tendo como instrumento para leitura e fruição obras literárias de artistas/autoras catarinenses: Ana Paula de Abreu, Caroline Carvalho e Nana Toledo.
Horários: às 8h, às 8h40, às 9h20, às 10h e às 10h40
No CDI Tia Maria Elisa (R. Tereza Cristina Maciel, 290, Bela Vista, Gaspar/SC)
Horários: às 13h30, às 14h10, às 14h50, às 15h30 e às 16h10
No CDI Dorvalina Facchini (R. Pref. Júlio Schramm, 635, Sete de Setembro, Gaspar/SC)

Dia 14 de março

Oficina: Conta que te conto-vivências narrativas, com Gilmara Goulart, Timbó/SC
Horário: das 9h às 12h
Local: Biblioteca Dom Daniel Hostin (R. Cel. Aristiliano Ramos, 453, Centro, Gaspar/SC)
Conteúdo programático: A arte de contar histórias, histórias e cantigas no letramento familiar; o texto, a oralidade, as imagens e o público, aspectos técnicos/poéticos/práticos da Contação de Histórias.

Encontro formativo: Para ler imagens e significar a cultura do livro ilustrado, com Profª Drª Maria Laura Pozzobon Spengler, Gaspar/SC

Horário: às 13h30
Local: Biblioteca Dom Daniel Hostin (R. Cel. Aristiliano Ramos, 453, Centro, Gaspar/SC)
Sinopse: O encontro irá dialogar sobre a formação do leitor literário na contemporaneidade, possibilitando que os participantes possam compreender a necessidade da seleção, abordagem e vivências do texto literário nos espaços educativos e culturais, para tanto, utilizar-se-á livros que contemplem a produção editorial contemporânea. A escolha dos livros que irão compor o acervo da oficina parte da compreensão do conceito de bibliodiversidade, concepção que busca a defesa do direito ao pensar sobre a complexidade do mundo e se dá pela difusão da diversidade de livros apresentados que projetam diferentes projetos editoriais, a valorização de diferentes autores e diferentes temáticas, bem como a multiplicidade editorial, e relaciona-se também com a defesa de diversidades étnicas, linguísticas, de gênero e raciais.

Mesa redonda: Escritas sensíveis: protagonismo feminino na literatura catarinense para infâncias, com Ana Paula de Abreu, Caroline Carvalho e Nana Toledo, autoras de Blumenau/SC.
Mediação: Maria Laura Pozzobon Spengler e Deda Silveira
Sinopse: A conversa busca refletir e dialogar sobre o papel do repertório literário na formação do leitor na contemporaneidade. Permite também que os participantes possam compreender a necessidade da seleção, abordagem e vivências do texto literário nos espaços educativos e culturais, apresentando a obra das autoras catarinenses que se destacam na produção cultural na atualidade, aproximando leitores e mediadores dos processos de criação de cada uma delas.
Horário: às 15h30
Local: Biblioteca Dom Daniel Hostin (R. Cel. Aristiliano Ramos, 453, Centro, Gaspar/SC)
As ações são gratuitas e voltadas para crianças e professores da Educação Infantil das instituições contempladas.

FICHA TÉCNICA
Projeto Conectando Histórias, Aproximando Leitores – 2ª edição
Coordenação Geral e mediação: Maria Laura Pozzobon Spengler
Produção e mediação: Deda Silveira
Assistência de produção: Andrea Almeida Rosa
Registros audiovisuais: Sabrina Martendal
Tradução em LIBRAS: Cynthia Phillipi
Designer gráfico: Aestra LAB
Convidadas: escritoras Ana Paula de Abreu, Caroline Carvalho, Gilmara Goulart e Nana Toledo
Fonte: Nane Pereira Comunicação e Arte.

Nana Toledo/Divulgação

Ana Paula de Abreu – Foto: Nanda Farias

Autora convidada Caroline Carvalho/ Divulgação

Projeto “Conta que te conto: circulação e formação” chega a quatro unidades pré-escolares de Timbó, nos meses de março e abril

Post anterior

Groove Urbano traz apresentação gratuita de música instrumental, nesta quarta-feira (21/02), na galeria do Rui’s One Chair, em Blumenau

Próximo post

Leia também