0
Compartilhar

O evento inicia às 16h30, na Fundação Cultural, e reúne livretos produzidos por estudantes de três escolas do município

Textos, desenhos, encontros regados à literatura, criatividade e ao desejo de aprender. Em outubro e novembro, três escolas de Blumenau receberam o curso gratuito de Literatura de Cordel, coordenado e idealizado pela professora de língua portuguesa, Dora Farias: Escola Básica Municipal Alberto Stein, Escola Básica Municipal Lauro Muller e Escola Básica Estadual Christoph Augenstein. No total, cerca de 60 alunos estiveram envolvidos e o resultado final do projeto será apresentado para o público em exposição, com apresentação de slides e declamação de cordéis, no dia 9 de dezembro. O evento ocorre, às 16h30min, no Espaço Multicultural Elfy Eggert, na Fundação Cultural de Blumenau, com entrada gratuita e aberta à comunidade.

“Esperamos que o público se sinta encantado com a beleza e com a riqueza dos cordéis elaborados por alunos catarinenses, assim como nós. Tudo foi feito com muita dedicação e carinho”, comenta a professora e coordenadora do projeto Dora Farias.

As atividades foram ministradas como atividade de contraturno escolar, com encontros semanais de três horas em cada escola. Os temas dos cordéis são sobre o cotidiano, a cultura e a história de Blumenau. “O processo do curso com os alunos foi de curiosidade e encantamento, apenas tinham ouvido falar desta literatura. Na primeira aula eles estavam muito curiosos e preocupados. Depois ampliaram os conhecimentos e a literatura os sensibilizou, encantou-os, além de perceberem o quanto é complexa aplicar a sua métrica. Eles relatam que não imaginavam que seria tão gratificante aprender desta forma. Solicitam, inclusive, que tenhamos mais aulas durante a semana ou que o curso pudesse se estender por mais meses”, explica Dora.

“Esta literatura nos leva ao conhecimento da história da comunicação na região nordestina. Tudo que acontecia virava Cordel. Agora os alunos tomaram gosto e escrevem cordel até em outras disciplinas, repassam para outros professores que a métrica não é para os fracos, pois precisa de muita dedicação e persistência, que rimar sensibiliza, mas que exige dos fortes”, conclui com bom humor Dora.

O projeto Literatura de Cordel: Possibilitando a construção de conhecimento e fomento a leitura é patrocinado pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura (FMAC), de Blumenau. Acompanhe as notícias e as novidades do projeto pelo www.facebook.com/literaturadecordelblumenau e www.instagram.com/literaturadecordelblu

CONVITE ONLINE IMPRENSASERVIÇO
Evento de apresentação dos trabalhos de Literatura de Cordel, dos alunos da Escola Básica Municipal Alberto Stein, Escola Básica Municipal Lauro Muller e Escola De Educação Básica Christoph Augenstein
9 de dezembro, às 16h30
No Espaço Multicultural Elfy Eggert, Fundação Cultural de Blumenau (Rua XV de Novembro, 161 – Centro)
Entrada gratuita e aberta ao público.

Ao som dos aplausos

Post anterior

Emmanuel Bach lança novo álbum em plataformas digitais no dia 21 novembro

Próximo post

Leia também